domingo, agosto 09, 2009

Carta aos pais.


Se forem pais, Feliz Dia dos Pais!

Se ainda não o forem, preparem-se bem pra ser, caso desejem.

Se desejam ser, mas acham que a hora ainda não chegou, esperem.

Se não o desejarem, não o seja por obrigação ou coação.

Se, ao contrário, sempre desejaram, com toda a força de suas almas mas, infelizmente, não o puderam ser, talvez adotar uma criança seja uma solução.

Se mesmo sem desejar, você se fez ser um deles, assuma a paternidade, não como um fardo ou como consequência de alguma possível irresponsabilidade, mas como um presente de Deus e como um ato de amor a um ser que é parte sua.

Se não tiveram um pai, e não têm noção de como ser um, peça ajuda, procure possíveis modelos, mas não se omita e não se resuma a um mero doador de sêmen.

Converse com o seu bebê enquanto ele ainda estiver dentro da barriga. Permita a ele ouvir sua voz forte, que transmite segurança e proteção. Faça ele se remexer e desde já desejar sair do seu mundinho tão pessoal pra poder conhecer a outra pessoa que lhe permitiu vir ao mundo: você! Esteja presente sempre. Desde a primeira queda, quando ele estiver aprendendo a andar, até o dia de sua formatura. Chame atenção, grite, dê palmadas se for o caso. Mas nunca, nunca se esqueça de sorrir, de brincar, de jogar bola ou desenhar, de elogiar, de dizer que sentiu saudade e principalmente: nunca se envergonhe de dizer que o ama. Não o ame em segredo ou em silêncio; demonstre amor nos gestos, nas palavras e até nas broncas. Se não souber fazer isso, peça ajuda mais uma vez. E se ainda assim, não conseguir, dê-lhe uma satisfação: diga a ele que mesmo sem demonstrar aquilo que sente você o ama do seu jeito.

Seja exemplo de pai, de homem e acima de tudo de ser humano. Lembre-se: você será um dos moldadores do caráter do seu filho e a figura masculina de referência dele (ou dela). Poupe-o de seus problemas conjugais; resolva-os de portas fechadas. Não permita que ele cresça achando que família é uma instituição falida. Esforce-se para manter o seu lar. Mas, se não conseguir, não o condene a viver sob fogo cruzado. Dialogue sempre, isso é regra. Aprenda a compreender, a ceder, a pedir perdão... a dizer sim e a dizer não. Seja sinônimo de dedicação e proteção, e preocupe-se também em ensiná-lo sobre a vida, do contrário a vida terá muito o que ensiná-lo. Dê-lhe limites. Não deseje se realizar na vida dele, preserve a individualidade de ambos. Instrua-o para que possa viver a vida de forma idônea, reta e honesta. Permeie sua vida de valores e princípios; uma vez plantados, eles nunca serão esquecidos e você será sempre o ponto de referência de sua vida.

Fale ao seu filho acerca de Deus, da sua soberania e da necessidade de sermos sempre tementes e obedientes a Ele. Seja seu amigo; tenho certeza: você nunca o perderá para as drogas. Nunca tire a autoridade da mãe; espera-se que ela aja da mesma forma. Esteja ao seu lado em todos os momentos. Ofereça seu colo ou seu ombro para secar-lhes as lágrimas. Enfim, faça jus ao cargo designado a você por Deus, que podia muito bem ter monopolizado o sistema de criação, mas optou por lhe conceder a dádiva de portar a semente da vida e de poder se tornar alguém tão sublime e privilegiado: um pai, tal qual Ele é!

(Em 09/08/08)
='(

8 comentários:

Unknown disse...

O papai que deveria tá escrevendo aqui né???? rsrsrs
Pode deixar que vou transmitir os conselhos que vc deixa neste texto. bjss

Carolina Braga disse...

Gente do céu, que lindo!!

...

Só não gostei da carinha de tristeza ao final.

Pois é, acho que é a terceira ou quarta vez na vida que aniversario no dia dos pais. Engraçado, se não fossem as congratulações e generosas palavras de carinho e atenção eu nem me daria conta que hoje, também, é meu dia.


Beijos e cuida-te! ;]

Nara. disse...

todo pai ou futuro papai deveria passar por esse blog aqui viu?!
Bom demais little Mari =D

Parabéns a todos os papais..!

QuEm SoU Eu? disse...

Adorei Mari, como sempre vc uniu as palavras dando-lhes um significado maravilhoso. Espero que muitos pais visitem e leiam esse post, tomando para si alguns ensinamentos. Eu tb escrevi sobre o dia do pais, mas o que era pra ser um post acabou uma homenagem ao meu pai rsrs. Ah, espero em Deus que os nossos filhos (que ainda estão por vir rsrs)tenham pais abençoados e inspiradores. Bjs

Verônica Barbosa disse...

linda mensagem...mais uma vez parabéns

Geórgia Cavalcante Carvalho disse...

Lindo o texto, Mari. De uma delicadeza tocante.

Você escreve muito bem, menina!

Beijos e cuide-se bem.

Unknown disse...

O mais bonito de todos os posts...
Imagino que um dos mais difíceis pra vc tb...
"Pondere" suas mágoas e peça à Deus a capacidade que só Ele pode dar de perdoar! Um dos dons mais bonitos!

Deus te bendiga!
Beijo!

Gi Novais disse...

axo q ja vi esse textoo....:) massa.