sexta-feira, setembro 02, 2011

Posso errar?


Dia desses, me peguei com uma puta vontade de "errar", só pra ver como é que é. Errar uns "erros" convencionados por gente que só quer manipular a natureza humana. Era um vontade quase igual àquela que (s)urge às 4 da madrugada, chovendo horrores, quando vc tá gripada, sem carro, sem grana, e com um desejo absurdo de tomar aquele sorvete de passas ao rum da Kibom que custa os olhos da cara. Uma necessidade de partilhar da mesma condição dos pobres mortais errantes. De experimentar a humanidade em todas as suas nuances. Pensei em premeditar o 'erro', pra poder escolher certo, mas, pensei tanto, que desisti. Não que eu nunca tenha errado nessa vida, não é isso. Errei sim, mas nada tão histórico e nem tão digno de ser contado numa roda de amigos num sábado à tarde, na porta de casa. Nada tão ridículo ao ponto de ouvir o côro uníssono deles bradando: 'louca'! Nada que rendesse boas gargalhadas. Nada tão emocionante que tenha me roubado o sono ou custado uma surra. Nada que tenha me feito sentir mais viva ou que tenha me rendido aprendizados e experiências imprescindíveis.

Não tão raramente, ainda me bate uma vontade louca de 'errar'. Quase uma necessidade. Só pra ver como é que é. Nada absurdo, que coloque em risco o meu valor maior: a vida. Na verdade, é justamente pelo apreço que nutro pela minha que eu acho que mereço experenciá-la na plenitude dos "erros" e acertos.

"O certo ou o "certo" pode até ser bom. Mas às vezes
merecemos aposentar régua e compasso."
(Leila Ferreira)

15 comentários:

Pati Eça disse...

Ah Mari e quem nunca teve essa vontade? Acho que ela faz parte da natureza humana.
Eu também tenho tido essa leve vontade rsrsrs.

joão disse...

Dizem que "o errado" é mais gostoso, mas alguém me diga o porquê, que esse "mais gostoso" não é o certo?

reflexões e relevâncias disse...

A gente se descobre muito mesmo quando aprendemos com os erros mais que pelos acertos...é delicioso se sentir humana,mas perigoso também,pq é nesse momento que a gente descobre o que é "pior" em nós(seguindo as convenções) e o que é "melhor" pra nós entendendo quem somos...Belo texto amiga!Bjooooo!

Ramon Luduvico disse...

Já falaram bem aí!!! Quem disse o que é certo e o que é errado? Vc colocou muito bem que nada que pensas em fazer vai de encontro a vida, logo é certo...Sabe de uma? Faz...Ah! E se puder ser partilhado, conta comigo!!! Beijos...

Lari disse...

Posso gritar que amei? kkkkkk
é muito fácil falar de erros e acertos da vida dos outros, apontar, crucificar, tomar melhores decisões, mas só quem pode viver a nossa vida somos nós mesmos.
Pode errar SIM, o que a gente não pode é viver na duvida sempre e a mercê da opinião dos outros...

EFiciente! disse...

Aqui eu posso confessar: Já cometi erros que, contando o fato para um grupo de amigos eles se silenciaram e num rápido momento tentaram não acreditar que fui capaz de sair dos trilhos como relatei. Tem mais. Esta mesma necessidade que você nutre, existia(E) em mim e dei vazão aos meus desejos. Fui feliz, não me arrependi e, ainda hoje, recordo-me do momento em que a felicidade me possuiu por ter cometido tao erro.
Se me permitir um conselho: SIGA SEUS INSTINTOS DE VEZ EM QUANDO. Vai valer a pena.

Gi Novais disse...

Eu não sei se o erro premeditado tem o mesmo sabor ou valor do erro convencional - aquele que praticamos quando achamos estar faezeno o certo - mas, tdo é válido quando queremos nos sentir senhores de nós mesmos. Cada vez escrevendo melhor!

Unknown disse...

Hum...Tenho essa vontade também Mah, mas me conheço o suficiente para saber que minha consciência vai me acusar ETERNAMENTE!Rs!
Talvez o gostoso da vontade, é justamente saber que não vai passar disso, e ficar imaginando COMO seria...
Às vezes, e falo por experiência própria, é MUITO mais gostoso quando está "só no pensamento" do que quando está "no corpo".
Beijoooo!
Amooo seus textos, mesmo quando não viajo!kkk

Marina disse...

Mas afinal o que pe o certo? Tenho me perguntado muito isso. O que é certo pra todo mundo talvez não seja o certo pra mim! Então decidi de vez em quando para ouvir minha propria voz, lutar pelo que EU quero, pelo que EU sinto e pelo que EU desejo.
Precisamos aprender a não nos culparmos tanto por tantas coisas que os OUTROS acham ser certo. Sem nos arriscarmos não crescemos e arricar é correr o risco de errar! ^^
Bjxxxx ♥

Verônica Barbosa disse...

Aprendemos a medida que somos capazes de decidir por aquilo que poderá nos fazer felizes, o que é certo ou errado? Não sei, mas sei que somos frutos de nossas escolhas...

placco araujo disse...

Você fica nos devendo seus erros...

Pois erro premeditado não é erro, é simplesmente uma escolha ruim...
Erro tem que ter cabeçadas, ressentimentos, arrependimentos..., pois se não os tiver, não terão sido erros...

Um beijo

Eu volto...

Edson

placco araujo disse...

Às vezes, volto em alguns blogs, prá reler meus comentários, pois como tenho dormido mal, posso dizer coisas que só a insônia explica..
Mas no seu caso... gostei do que li de mim..
E mais ainda, gostei do que li de você..
Como este mundo web é genial, não é?

Não te conheço, não me conheces, mas é como fossemos velhos amigos...

Beijos

Lu disse...

Mari, acho que todo ser humano já sentiu vontade de sair dos trilhos, jogar as regras e convenções para o alto e experimentar esse diferente. É muito particular afirmar que valeu ou não à pena, são muitos fatores envolvidos. Decidir pelo sim e pelo não implica em assumir os resultados ;)
Bjus!

Danailo disse...

O ser humano nunca foi perfeito.. nunca será. Deve ser isso a beleza da vida, certo? O que há além da perfeição? Nada.

Continuar evoluindo é o que motiva a caminhada da vida, se não houvessem erros, como iríamos aprender? Nascer sabendo não é possivel e se fosse, que tédio. Todos erram, mas saber tirar proveito desse erro é que vai determinar o seu modo de encarar os desafios da vida.

O caminho do sucesso é continuar errando, errar e errar, até alcançar o que se deseja.

moinha°° disse...

vixe.. parece q a culpa pelo sorvete é minha! [rsrsrrs]. Concordo com alguém q disse acima q o erro consciente na realidade não é um erro, é sim, uma opção, uma escolha. E sim, boa parte do tempo sabemos o q é errado e o q é certo. Muito vai depender de como nos posicionamos frente a situação, do qt seremos honestos. O fato de se querer viver não significa necessariamente um erro, mas sim, uma necessidade...experimentar é a condição!! aproveite sem moderação!