domingo, maio 23, 2010

Porque quis.

Dia desses no paraíso...

- Adão! Ei, Adão! Adivinha o que eu tenho aqui na minha mão?
- O que é, Eva? Um ingresso para um jogo de futebol ou para uma luta de MMA?
- Ah, Adão! Não é a nada disso! Olha direito!
- Uma maçã? Você tá me tirando, Eva? Não, porque... só pode! Esse suspense todo, essa alegria toda por causa de uma maçã?
- Dãããã, Adão... seu bobo! Não é uma simples maçã! Agora há pouco, enquanto eu passeava lá pelo meio do jardim, fui interpelada por uma serpente que me ofertou esta maçã. Mas, confesso que me assustei, pois bem lembrei que Deus havia dito que não deveríamos comer do fruto daquela árvore. No entanto, ela me afirmou que se assim fizéssemos, nos tornaríamos como o próprio Deus. Eu achei a idéia até legal, e resolvi trazer pra ti também. O que acha?

Adão tomou o fruto (que dizem por aí que era uma maçã, mas sabe-se lá se era mesmo) e comeu. O final da história todo mundo sabe. Foi expulso do paraíso com Eva, sua digníssima mulher, e nós continuamos sofrendo o pão que o diabo amassou, por causa deles.

Sim, Adão comeu a maçã. Mas quem leva a culpa, até hoje, é Eva. Afinal ela persuadiu, seduziu, coagiu o pobre coitadinho do Adão que, provavelmente,não tinha o mínimo de poder de distinção do certo e do errado. Poderíamos interpretar a atitude de Adão de duas (ou mais) formas. Ele pode muito bem ter sido seduzido por Eva ou persuadido em sua fraqueza pela idéia de supremacia ao seu alcance. Mas já existia o tal livre-arbítrio naquela época e, que a gente saiba, ninguém - absolutamente ninguém - abriu a boca de Adão com um pé de cabra e enfiou-lhe a maçã goela abaixo. Portanto, uma coisa não podemos negar. Seduzido ou persuadido, ele comeu a maçã porque quis. Somente porque quis. E nada mais.

7 comentários:

Lari disse...

Concordo plenamente, Ele comeu pq quis.Suponho que seja desde essa época que os homens não tem certeza de nada o que querem e nós mulheres como sempre nos sentimos culpadas por tudo...

*Lu* disse...

Ele quis mesmo, mas foi mais fácil dizer que a mulher era culpada. E nós infelizmente herdamos essa culpa e vivemos procurando motivos para nos culpar...

Igor Mascarenhas disse...

Um post um tanto complexo para se comentar. Mas só por que EU QUERO correr o risco de ter uma imagem de machista eu discordo em partes.

Se ele foi persuadido, não foi por sua vontade própria, pois penso que a persuazão tem o poder de nos tirar o gosto da nossa escolha própria.

Porém, levo do seu post a mensagem de que os nossos erros ou acertos só acontecem por nossa culpa.

Mari disse...

Igor,

Segundo a Wikipédia...

"A persuasão é parte da Argumentação que é a arte de convencer."

Quem é convencido não perde, em nenhum momento o poder de escolha...

Gi Novais disse...

Mais do que isso Igor: A lingua humana tem a argumentação como algo intrínseco e primordial. Portanto, o mesmo potencial que Eva tinha para convencê-lo do encantamento daquela fruta, ele tb tinha para convencê-la a não comer.(até pq, a ordem foi dada a ele)

Pati Eça disse...

muito bem Mari. Nessa historia Adão é o coitadinho iludido. Cadê o poder de decisão dele???????

leoo!! disse...

isso faz-me entender o machismo... ou o feminismo? bom, independente da sedução, ele à comeu e o fato é que, hj, segundo as leis de deus, estamos pagando por desobediência, msm tendo o tal "livre arbítrio"!