domingo, setembro 11, 2011

Um pouco sobre muita coisa.



Não existem verdades eternas. Nem certezas absolutas. Existem as "nossas verdades" - que podem ser mentiras para os outros. Não somos amigos de ninguém, nem os temos: apenas estamos amigos dos outros. Por mais que eles vivam dentro da gente ou sejam na gente, a vulnerabilidade da natureza humana tem o poder de reverter a ordem de todas as coisas que estiverem sujeitas a ela. De repente, uma vida inteira pode mudar em um segundo; e de acreditar nisso, temos fugido o tempo todo. Como disse um amigo meu, a dúvida faz parte (e na hora eu o odiei, mas depois que li em algum lugar que certeza é pra gente que não ama o suficiente, entendi).

Fé não é coisa que se deva ter somente lá na igreja; é coisa que a gente tem que trazer pra vida aqui fora também. Eu, particularmente, não tenho muita fé nos seres humanos, mas minha susceptibilidade me empurra pra eles, e eu me permito envolver, na grande maioria das vezes. A gente bate o olho e às vezes acerta. Ou bate de frente e descobre: "ops! Foi engano". Ou percebe que a pessoa que a gente julgou maravilhosa não era bem como a gente queria que fosse... e que a pessoa do equívoco é mais uma nessa vida a se chamar surpresa - e como elas são boas!


Relacionamentos começam e terminam, tal qual aqueles que os realizam (e idealizam): os meros humanos; mas, sim: a gente sempre espera reciprocidade - à altura!  Porque também somos humanos - à altura daqueles que nos decepcionam também. Fugimos das decepções como o diabo foge da cruz? Sempre. É lógico. É óbvio. Quase ninguém gosta de perceber que foi feito de otário, mesmo que por um ínfimo espaço de tempo  (embora existam os que são otários o suficiente pra não perceber que estão sendo feitos de otários, e os que sabem, mas preferem fingir que não sabem). Mas o pior de tudo é saber que a qualquer momento a gente pode fazer parte de uma das duas categorias anteriormente citadas...

Quem disse que a vida não era uma viagem arriscada, como todas aquelas que a gente faz pelas estradas físicas da vida? Quem foi que disse que não existem vários caminhos - e que você tem o poder de escolher qual deve seguir? Sua mãe? Seu pai? Puta sacanagem eles fizeram com você! Comigo... Mas, ainda bem que a gente cresce - e amadurece (ou ao menos eu espero que isso aconteça necessariamente nessa ordem, porque a ordem inversa traz mais sofrimento do que se possa imaginar...). Não é fácil ser humano, ao mesmo tempo que é a experiência mais deliciosa que uma alma pode ter (puxa!... senti uma profunda pena dos anjos agora!!!). Quem disse que era, nunca conseguiu se reconhecer um, e - é triste dizer - mas, talvez morra sem descobrir isso. É preciso coragem para conhecer-se, desnudar-se, pra depois poder arrancar as ervas daninhas. Pra plantar mais algumas margaridas, mudar  de jardim, ou, simplesmente, aceitá-lo.  Se a gente sempre se colocasse no lugar do outro, talvez o mundo fosse um outro lugar...

8 comentários:

Marina disse...

Menina q texto lindo! Esse negócio de ser HUMANO realmente é uma experiencia incrível! ^^
É algo que sempre estaremos aprendendo a ser, mesmo quando fugimos dessa humanidade ela nos vem a tona das fomas mais banais...

Verônica Barbosa disse...

"Não somos amigos de ninguém, nem os temos: apenas estamos amigos dos outros. Por mais que eles vivam dentro da gente ou sejam na gente, a vulnerabilidade da natureza humana tem o poder de reverter a ordem de todas as coisas que estiverem sujeitas a ela." Confesso que é duro ter que encarar, mas é pura verdade,é que é tão dificil aceitar esta condição e saber que em algumas vezes somos nós mesmos que inconsciente ou conscientemente fazemos estas escolhas...
"É preciso coragem para conhecer-se, desnudar-se, pra depois poder arrancar as ervas daninhas. Pra plantar mais algumas margaridas, mudar de jardim, ou, simplesmente, aceitá-lo. Se a gente sempre se colocasse no lugar do outro, talvez o mundo fosse um outro lugar..." Lindo texto Mary, amei tudo e repito, suas palavras cairam perfeitamente como alento ao meu coração, você sabe que posto geralmente o que me incomoda lá dentro do meu interior, seu texto me fez melhor, com certeza mais humana...Beijinhos!!!!

joão disse...

"Conceitos, humanos, regras..."

Pati Eça disse...

Mari minha filha que texto lindo...Tão humano, pra mim(e isso é o meu ponto de vista) cheio de verdades que acrescentam a nossa vida.
Grande beijo.

Ramon Luduvico disse...

"a pessoa que a gente julgou maravilhosa não era bem como a gente queria que fosse..."

Sabe Mari? Aí que tá o problemas, e livrar-se dele machuca muito como vc msm disse em um texto antigo que arrancar o que tá enraizado machuca. Mas se faz necessário. Porém, existe a possibilidade de mudanças, que vc traz no fim do texto, quando diz que bom seria... Precisamos sair da cadeira da razão e vivermos o outro sem ser o outro, conhecendo sua verdade e vivendo a sua...
Belo texto!

Lari disse...

"Se a gente sempre se colocasse no lugar do outro, talvez o mundo fosse um outro lugar..."
é bem fácil falar do lado de fora da situação, difícil é reconhecer-se tão igual a quem caiu.

reflexões e relevâncias disse...

"...Quem disse que a vida não era uma viagem arriscada, como todas aquelas que a gente faz pelas estradas físicas da vida? Quem foi que disse que não existem vários caminhos - e que você tem o poder de escolher qual deve seguir? Sua mãe? Seu pai? Puta sacanagem eles fizeram com você! Comigo... Mas, ainda bem que a gente cresce - e amadurece (ou ao menos eu espero que isso aconteça necessariamente nessa ordem, porque a ordem inversa traz mais sofrimento do que se possa imaginar...)..."
Perfeito esse texto amiga,e concordo,Puta sacanagem mesmoooo!!!!!(rsrsrrsrs)

Lu disse...

Mari, perfeito é o mínimo para descrever esse texto. Já está na minha lista dos preferidos! Uma das poucas coisas certas na vida é a incerteza do futuro, faz parte....