terça-feira, setembro 22, 2009

Jogo da vida.


Entendeu razoavelmente tarde que a vida é um jogo. Um grande e complexo jogo, com ponto de partida, peões, cartas e regras [entre as quais voltar as casas não é permitido], num tabuleiro chamado 'mundo'. Se achava velha demais pra entrar nele, mas descobriu que a faixa etária é indeterminada. Qualquer um pode participar. A única exigência é estar vivo e ter coragem de entrar. E quando concluiu isso, parou pra se perguntar se ainda estava viva. Não obteve resposta. Ou não quis. É duro olhar e perceber sangue correndo, coração batendo, cheiro, sabor, movimento, e não encontrar sentido em nada disso. Entendeu também que nesse jogo, nem sempre a gente escolhe a cor do peão, nem sempre os dados nos favorecem, nem sempre as cartas nos elegem... e passou a achar até que tanta tristeza, tanta decepção, tanta dor, vêm justamente da eterna espera pelo dia em que chegaria ao provável ponto de chegada. Vitória. Mas, parou e pensou de novo: será que vencer não é recolher os cacos a cada anoitecer, passar a madrugada em claro tentando colá-los, ter força pra amanhecer, dolorida por inteiro, e ainda assim continuar...?

6 comentários:

Pri Paredes disse...

É a vida é um jogo de 'sorte e azar'.
Nem sempre temos a felicidade de ganhar...
Colecionar derrotas é mais importante do que vitorias. Com os nossos erros,podemos avaliar o que estamos fazendo nesse "jogo" que é a vida!
Sejamos felizes então,ganhando ou perdendo!O importante é viver cada segundo.

Geórgia Cavalcante Carvalho disse...

Dói quando descobrir que tudo é jogo. Dói saber que quem não joga, vive na escuridão. Ou dando a cara para bater todos os dias. Quem não joga paga um preço alto. Mas o prêmio é a liberdade de ser quem somos.

reflexões e relevâncias disse...

...Mas, parou e pensou de novo: será que vencer não é recolher os cacos a cada anoitecer, passar a madrugada em claro tentando colá-los, ter força pra amanhecer, dolorida por inteiro, e ainda assim continuar...?

é viver tambem um dia de cada vez...Eu te disse isso esses dias,e nas oscilações que vivemos não dá pra traçar um perfil,é tudo um estado,e cabe a nós decidirmos,como levantaremos no dia seguinte.

Que seu hoje seja melhor que ontem e seu amanhã melhor que hoje!

Viver é o mais importante!!
Amo vc!

Unknown disse...

Engraçado...depois que comentei o texto acima li esse texto e acaba confirmando o que falei. A vida é um jogo, bons em alguns momentos mau em outros. A gente ganha, a gente perde, mas... é um jogo. Justo ou não temos que arriscar sempre e tentar a vitória a todo instante...

Carolina Braga disse...

A reposta é SIM. Mas quem sou eu para dizer o que você já sabe? :)

Beso!

Igor Mascarenhas disse...

Concordo contigo, acho que a vida é tudo isso é mais alguma coisa que agente não sabe e nem espera...Por isso não devemos nos prender em probabilidades, mas naquilo que nos mantem no caminho, no jogo...