quarta-feira, dezembro 17, 2008

Sobre o Natal... e sobre o Amor

Natal às portas. Sensibilidades afloradas. A bandeira do "amor ao próximo", que ficou à meio pau durante todo o ano, começa a ser estiada mais alta. Ultimamente tenho me percebido mais cristã, e menos religiosa. Isso tem me conduzido a pautar a minha vida muito mais naquilo que Deus sabe e cobra de mim, do que naquilo que ditam, sem justificativa aparente. Ando me sentindo bem melhor e mais livre assim.

De uns tempos pra cá surgiu dentro de mim a certeza de que Deus quer o amor, acima de tudo. E que esse amor é minha moeda de expiação pelos meus erros. Não estou aqui querendo dizer que ando amando horrores por aí; aliás, tem sido bem difícil! Lembro-me agora de um discurso do Pe. Fábio, muito sábio. Ele dizia que a gente prega tanto esse jargão do "amar ao próximo", mas a gente não facilita o amar do outro, e o outro, por sua vez, não facilita o nosso amar. A gente quer que o outro nos ame com nossas grosserias, com a nossa estupidez, com nossa insensatez, com a nossa frieza, nosso desprezo... a gente exige tanto do outro, que chega uma hora que ele se cansa, e desiste do amor, desiste de amar. A gente esquece que ainda somos criaturas humanas, mesmo participando dos mistérios divinos Ainda vivemos na terra, ainda bate aqui um coração, ainda existe a necessidade de reciprocidade, e seria tão bom se todos nós entendêssemos isso e nos pusséssemos a ser mais dóceis, mais sorridentes, mais amáveis, mais compreensivos, menos donos da verdade, menos juízes...

Amar não é sentir o coração pulsar mais forte; isso é paixão, atração física ou sei lá o quê... e pode vir ou não a se transformar em amor. O amor é mais constante, mais sólido. É ato voluntário e sublime; não podia existir para estar à mercê de hormônios. Amar é se colocar ao dispor do outro. ... Amar é não ter reservas... amar é apanhar a caneta que cai no chão, é devolver o troco errado ao caixa da padaria, é ajudar a velhinha a descer as escadas da porta do banco. É velar o sono de um doente. É partilhar, é acreditar, é confiar... Amar não se resume apenas a grandes gestos, como tanta gente pensa. Pode ser um misto dos dois, dos pequenos e dos grandes, como fez Jesus. Acho que a gente começa com os pequenos. Começa nascendo num estábulo pra depois ter coragem de morrer numa cruz...

Paz e bem!
Feliz Natal!
Mary

9 comentários:

Gi Novais disse...

é tb isso q penso do amor: ato VOLUNTÁRIO! e s vc n aprende a "voluntariar-se" nos pequenos gestos, menos ainda conseguirá nos grandes. É por isso q às vezes torna-se mais fácil "amar a humanidade do q amar o próximo", afinal doar 10,00 pro criança esperança é menos sacrificante do que amar aquele q passa por vc todos os dias, mas q por motivos d empatia, torna-se dificil até dar um bom dia sincero.

Unknown disse...

Lendo esse texto percebo que as minhas impressões e crenças é compartilhada por outras pessoas. Queremos viver um amor de teoria, aquele que é lindo, mas que não corresponde à realidade. E concordo com você. A gente deve viver o amor, distribuí-lo nos pequenos gestos e assim poderemos entender o amor de Deus por nós. Bjãooo

Marina disse...

Natla é amor... a uns 3 anos venho pregando isso!!

Gostei dese post! Bem melhor que o ultimo sobre o fim de ano!! ^^

Engraçado né como as vezes a gente se compadesse das pessoas que estão sofrendo com as enchentes em SC e esquecemos de quem mora na nossa casa que as vezes está apenas precisando de um BOM DIA!

A um tempo atras assistia um progrma do Quarta Viva onde um médico falava sobre um paciente dele que todos os dias ele ia ve-lo pois seu caso era grave... então ele chegou um dia e perguntou como ele havia passado a noite... e o paciente disse que ele não havia durmido pois havia uma voz que o mandava se jogar da janela do hospital... nesse momento ele percebeu que o que akele rapaz precisava era mtoooooo além de remédios!!! Se ele não tivesse se preocupado em como ele havia passado a noite, talvez o cara tivesse se matado mesmo...

As vezes uma frase pode salvar vidas!! ^^


Posso te deixar um presente de Natal?? rs Eh uma sugestão! Leia o livro O VENDEDOR DE SONHOS! Ele é de fazer pensar!!! =D

Paz e Bem

sc disse...

boa noite, chamo-me Sandra e sou portuguesa! Eu gosto de pesquisar e vi seu blog e fiquei espantada. Pois ao ler é como se tivesse a ler coisas escritas por mim. Partilho muitas opinioes, como o facto da nossa vida ser limitada e ter esse facto bem presente no meu quotidiano, e a sensação de ser estupida por ter este pensamento....

Sou uma fã sou e compreendo-a perfeitamente. Beijinhos e nunca deixe de escrever

Caroline Novais disse...

"Amar não se resume apenas a grandes gestos, como tanta gente pensa." Perfeita essa parte! Adoro seus comentários, fico boba o dia inteiro! hahaha .. Muito obrigada e parabéns também =) Beijocas :*

Joquebede disse...

Como viver sem o amor Mari?
Amor maior do que o de Deus que nos amou a tal ponto de dar seu unico filho pra morrer por nós não há..essa é a maior prova de que o amor existe e resiste apesar de tudo.. Jesus é o amor.. e eu o amo..pra sempre...

*Lu* disse...

É verdade, Mari. Hoje eu acredito nesta amor possível, cuidado do dia-a-dia, esforço para ser presença melhor na vida do outro e acredito bem menos no amor de teoria, que aprisiona e é hipócrita.

Nara. disse...

Nem tenho o que acrescentar... suas palavras disseram tudo.. AMOR = DEUS

Que a gente possa amar mais, renunciar mais e fazer mais pela causa de Cristo!

Igor Mascarenhas disse...

Muito linda a sua mensagem, linda não por um estética bela, mas por ser palavras de testemunho, testemunho de muito joelho machucado, de uma caminhada madura.
E o bom disso é que vc consegue fazer das suas palavras, uma ponte em que o amor segura nossas mãos e atravessa para o outro lado.
Muito obrigado mesmo
tamu junto