quinta-feira, dezembro 11, 2008

Fim de ano

Todo fim de ano é assim. Fico nostálgica, melancólica, saudosa. Esse ano, menos do que os outros, mas acho que é pelo fato de eu estar afundada em coisas pra fazer; sobra pouco tempo pra pensar nessas coisas. As luzes de natal, as ornamentações, o presépio... tudo isso me traz à tona uma gama de recordações absurdamente estraçalhantes. Lembro de tempos bons que ficaram no passado; da época de criança, da inocência, da crença em papai-noel; de quando a minha família existia! Lembro muito de quem não está mais aqui; e bate a incerteza de que ano que vem alguém pode vir a estar a pensar o mesmo de mim... Bate um medo estranho... irreal, mas tão presente! Uma sensação de fim se mistura à de recomeço!... E assim eu vou me preparando para ver chegar o dia mais triste do ano.

Não deveria ser assim, afinal, Jesus vai nascer! Mas minha tristeza não tem nada haver com Ele. Tem haver com a superficialidade que paira sobre essa festa tão especial. Fora o consumismo descontrolado (que foi o tema do meu post de Natal do ano passado), dói muito ver tanto egoísmo, tanta hipocrisia, tanta falsidade e , sobretudo, tanta maldade. As pessoas se maltratam, se ofendem e se magoam durante todo o ano, e bem no dia de Natal resolvem colocar suas lindas máscaras, levantando a plaquinha da "confraternização universal". Mas é só começar janeiro, para os belos discursos de "paz e amor" serem novamente empacotados juntos com a fantasia de ovelhinha e os arranjos de natal...

Quero que esse Natal seja diferente de todos os outros que eu tive. Quero fazer o real sentido do Natal acontecer na minha vida. Quem sabe a partir deste, eu possa enxergá-lo de uma forma menos humana e mais divina...


Paz e bem!
Mari

7 comentários:

Marina disse...

Nossa que triste... mas entendo em partes o seu lado pois por diversos anos me senti assim... mas depois de um tempo aprendi a ver o natal de outra forma!! Eh, hoje eu não ligo se o mundo é hipocrita e se veste com máscaras no Natal... estou mais preocupada com o q eu estou fazendo... rs

Tipow acho q se o natal não acontecer DENTRO de mim primeiro, não posso esperar que o outro entenda o verdadeiro sentido do Natal... então, me esforço em preparar uma manjedoura linda em meu coração para a acolher o menino Deus em mim... e descobri uma coisa! Quando pnso assim parece que o Natal passa a ter mais sentido na vida dos outros tb!

Não gosto de papai noel, não posso negar... tanto que raramente você receberá um cartão meu com um desenho dele.... Natal pra mim é o nascimento do meu Senhor! Eh o aniversário dele (e quem ganha os presentes sou eu =S) e tambem é um momento de refletir tudo o que vivi em 2008 e me preparar para 2009.

Acho que quem faz a data do Natal ser mágica somos nós mesmos, com a ajuda do Espirito Santo claro... pois é ele que fará essa magia permanecer em nós durante todo o resto do ano....

Nossa escrevi demais... mas oq ue posso fazer sou apaixonada por essa data! ^^ Ela me ajuda a me aproximar dakeles que tenho tanta dificuldade de amar... não por falsidade, mas a data ajuda sabe? Não é mascara, acho que as pessoas se esforçam um pouco mais para amar o outro...

Bom deixa eu ficar por aki pq esse texto vai acabar virando um post meu no futuro (eu acho rs)

Bjxxxx

Paz e Bem

Nara. disse...

Eu também quero Mari... quero renovo, quero viver coisas novas do coração de Deus e ser alguém melhor! É triste mesmo ver que a data em que se comemora a vinda da nossa Redenção tenha tão pouca importância, quando se leva em conta o real sentido do Natal.

Vou sentir falta desse sorriso meigo e cativante! ano que vem estamos juntas novamente! Que Deus te abençoe muito little Mari, é mt te ter por perto! beijo no coração!

Unknown disse...

Verdade Mare o que falou, é incrível como uma data tão especial como o Natal é tão triste pra tantas pessoas. As boas intenções só se concentram no dia depois continua tudo do mesmo jeito. Espero que as pessoas compreendam o verdadeiro sentido dessa festa e queiram de coração mudar... Beijosssssss

Unknown disse...

Parabéns!! noossaaa seus textos são lindos! :D

Caroline Novais disse...

Obrigada pelo comentário, linda! Adicionei você, ok? hahaha .. Beijos :*

Igor Mascarenhas disse...

Acredito que neste tempo de advento serve para nós pensarmos nisso, na falta de tantas coisas que faltam em nossas vidas e na sociedade, na fome de sobremesa que tantas pessoas tem, no exagero, no consumismo, acredito que o tempo de advento é esse tempo de reflexão, tempo de preparo, de metanoia.
Assim no natal nossa alegria seja fundamentada na esperança trazida pelo Menino Jesus, na nossa alegria não iremos disfarçar, mas iremos louvar por Deus estar presente mesmo nessas situações. Por isso é momento de louvar, de agradeçer, porque percebemos que como está não pode ficar e que com o nascimento do menino Jesus em nosso coração, nasce uma pessoa nova, uma esperança nova.

Tem um texto do Pe. Fabio de Melo que ele escreveu sobre o Natal, vale a pena conferir, ele fala no mesmo sentido que estamos falando.

http://www.descubraminas.com.br/entrevista/det_noticia.asp?id_noticia=1535

Tamu junto
www.igormascarenhas.blogspot.com

Carolina Braga disse...

'Lembro muito de quem não está mais aqui'
=/
Quero fazer o real sentido do Natal acontecer na minha vida. Quem sabe a partir deste, eu possa enxergá-lo de uma forma menos humana e mais divina...
=)

Lindo, lindo, lindo e humano e verdadeiro como sempre!

Beijos e que vc tenha o Natal que merece! (: