terça-feira, novembro 02, 2010

Um pouco sobre a morte.


Hoe fui ao cemitério. Todo mundo deveria passar por lá, no mínimo, uma vez por mês. Ali é o único lugar no qual nos deparamos com a nossa única verdade. Aqueles que alegam medo ou mal estar ao entrarem ali, no fundo, preferem não encará-la: ao final das contas, tanto suor derramado, tantos sonhos e lutas, tanta soberba e orgulho, acabam com a decomposição. As flores e as velas, emboram tragam consigo sua simbologia própria, nada mais são do que uma forma de manter acesa e bela a lembrança daquele que não mais existe nesse mundo. Nossa finitude se revela da forma mais crua que possa existir diante do sono eterno. Mas, ainda assim, continuamos aqui, cultivando nossas mentiras e nosso ódio, e gastando nosso tempo com banalidades e coisas vãs.
P.S.(Saudade, vô....)

5 comentários:

Verônica Barbosa disse...

"Mas, ainda assim, continuamos aqui, cultivando nossas mentiras e nosso ódio, e gastando nosso tempo com banalidades e coisas vãs."
Certamente deveríamos aprender mais e viver melhor, mas infelizmente não conseguimos, é uma pena. beijos...

Lari disse...

Pura verdade tudo o que você escreveu...
vou colocar na minha pasta " coisas para aprender".

bjo.

*Lu* disse...

Amiga, eu faço parte do grupo que sente mal-estar em cemitério e velório mesmo que eu não conheça o defunto e a família. Eu concordo com você: não quero encarar a dureza do fim e o que ele representa.
Abraços!

LUCIANO MEDRADO disse...

Eu não entendo a morte e mesmo quando ela visitou a mim continuei sem entendê-la. Aprendi que ela é uma passagem para o céu ou para o inferno com conexão no purgatório. Céu lá em cima, inferno cá em baixo e entre os dois o purgatório intermediando ou então estado da alma. Conceito cristão? Verdade, mentira? Hoje de fato não sei. Estou perdendo estas convicções. Morrer é o fim? Também não sei. Passagem para uma outra vida? Também não sei. Não gosto de visitar cemitério, muito menos em dia especial. Não tenho o quê ou quem visitar. Levar flores pra quem? Quem vai apreciá-las, sentir seu aroma? Velas para iluminar o quê ou quem? Acredito que sinto estes sentimentos por nunca ter amado quem "um dia enterrei".

Ione Rocha disse...

pARECE ATÉ COISA DE GENTE DOIDA: MAS EU GOSTO DE ANDAR DE ÔNIBUS (= FILOSOFAR...), COSTUMO IR A CEMITÉRIOS (NÃO COM TTA FREQÜÊNCIA, E NÃO VOU A VELÓRIOS!. FICO ANDANDO E REFLETINDO, ÀS VEZES PENSO QUEM ERAM AQUELAS PESSOAS, COMO MORRERAM TÃO JOVENS, O QUE OU QUEM DEIXARAM PRA TRÁS... É O LUGAR DO SONO ETERNO COMO VC DISSE, MAS PODE SER TAMBÉM ESPAÇO PARA ACORDAR PRA VIDA...