segunda-feira, julho 20, 2009

Realidade latejante.


"De tanto ver triunfar as nulidades,
de tanto ver prosperar a desonra,
de tanto ver crescer a injustiça,
de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus;
o homem chega a desanimar da virtude,
a rir-se da honra,
a ter vergonha de ser honesto."

(Rui Barbosa)

Lateja em mim a revolta de uma realidade mórbida, inquestionável e aparentemente imutável. Quase 100 anos depois, o texto acima também lateja como nunca; lateja em mim, enquanto cristã e humana... lateja nas vítimas do capitalismo, lateja naqueles que possuem fome e sede de justiça, de respeito e compaixão. Até quando, meu Deus, perdurará isso? Essa coisa desumana, selvagem, engolidora?... Esse jeito descartável de viver e de ver o outro...

"... o homem chega a desanimar da virtude..."

Lateja mais ainda essa frase dentro de mim. Ah... se eu não fosse eu! O desânimo em continuar à caça das virtudes, esse que me achegou hoje, teria me tomado. Mas as essências infundadas por Deus costumam ser irrevogáveis...

6 comentários:

Nara. disse...

lembrei de nossa conversa ontem...
e ainda repito.. quando a gente escolhe amar ao Senhor... a gente também escolhe permanecer fiel e firme... mesmo nesse mundo tão feio... a gente escolhe permanecer naquilo que nosso Senhor deixou pra gt... e crendo na afirmação que Ele deixou: que nós poderíamos realizar obras maiores que as que Ele realizou..!

NeTo Colangeli disse...

Na hora que tava lendo, ouvia a música de Gabriel Pensador "Até Quando?"

Creio que tenha algum sentido ler isto e ouvir akilo ao mesmo tmepo..
Tente e veja o resultado..

Ótimo txt, assim como os demais!!
Bjo grande, minha amiga de ontem, hj, sempre e mais um dia!

*Lu* disse...

E como desanima! É tão revoltante, dá a sensação de que o certo agora é errado e o errado agora é certo. Mas a essência do bem, da justiça está dentro de nós e de algumas pessoas que tornam esse mundo menos pior.

Igor Mascarenhas disse...

As palavras de Ruy Barbosa continuam vivas, diferente da esperança de muitos que cansou de esperar por algo melhor. Confesso que muitas vezes também cansei de esperar, mais a essência de tudo, o amor: Deus, é que me faz continuar a ter fé e conviver com esta realidade mórbida...

Desculpe pelo atraso no comentário, acessar internet está se tornando um luxo para mim

Carolina Braga disse...

'Mas as essências infundadas por Deus costumam ser irrevogáveis...'

Como sempre. Desfecho perfect!

=*

Ione Rocha disse...

Acredito que não seja apenas uma questão de querer estar do lado certo ou errado. Não se trata de julgamentos. Se trata de ética, aquela filosófica, mesmo. Ontológica. "Naõ ão as respostas que movem o mundo, e sim as peguntas". Que a moral deste mundo não sufoque os valores humanos! Que tenhamos em em nós uma paz divina e por isso inquieta e inquietante, com diz o padre Zezinho.
Belo post!