sábado, julho 11, 2009

Faixa amarela

"Mantenha-se atrás da faixa amarela, não chegue muito perto, não acerque-se de meus traumas, não invada meus mistérios, não atrite-se com o meu passado, não tente entender nada: é proibido tocar no sagrado de cada um." (Martha Medeiros)


Todo mundo tem uma. A minha é semelhante à uma faixa de pedestres. Amarela-ouro, bem vivo, bem forte, pra não causar confusão, e muito menos pra ninguém dizer que não a viu. É longa, muito longa; justamente pra evitar que qualquer um tropece e dê de cara com seu outro lado. Muita gente vai pela vida ferida porque desconhece a sua própria. Eu mesmo descobri que tinha uma há pouco, e dela não descuido mais. Dela pra frente há uma pequena área VIP, permitida apenas àqueles que conseguem conquistar tal pedágio. Dela pra trás, um território sagrado, espaço íntimo. Aí ninguém entra; acesso restrito à Deus e a mim... Atrás dessa faixa amarela há uma conjunto de coisas muito particulares, tão íntimas que só Ele, que me conhece desde antes de eu ser formada no ventre da minha mãe, tem direito de entrar. São tralhas e flores, traumas e dores, ódios e amores que só competem à nós dois. Nem todas as coisas que se encontram lá são secretas; algumas poucas pessoas sabem o que eu tenho por lá. Mas só sabem. Nunca viram, nunca sentiram. E talvez nunca venham a saber.

Perdi a conta de quantas pessoas invadiram minha faixa amarela. Ultrapassaram um limite que era só meu. Distraídos ou propositalmente, não sei. Quantos chegaram sem ser convidados, sem bater, sem dizer um oi, nem pedir permissão para tal! Quantos invadiram minha sacralidade, minha particularidade e minha individualidade para semearem erva daninha e espinhos, que por tantas vezes cresceram e me sufocaram! Ainda bem que a identifiquei a tempo... E vivo, quase sempre, à frente dela. Ninguém mais passa sem meu consentimento. Ninguém tem o direito de me bagunçar, de me fazer chorar, de me menosprezar. Ninguém tem o direito de falar de quem eu amo, de quem eu sou, do que eu faço ou do que deixo de fazer, afinal, como diz Lulu Santos, "o que eu ganho ou o que perco, ninguém precisa saber". Ninguém. Nunca mais.

6 comentários:

reflexões e relevâncias disse...

Ninguem mesmo amiga,e ai de quem se atreva ultrapassar essa faixa...amo suas postagens,e compartilhamos muitas coisas em comum,alem de nossa amizade,acho que nossa história de vida também!

Beijão pra você!

Nara. disse...

"Nem todas as coisas que se encontram lá são secretas; algumas poucas pessoas sabem o que eu tenho por lá. Mas só sabem. Nunca viram, nunca sentiram. E talvez nunca venham a saber."

poxa Mari.. obrigada por colocar nas palavras o q eu nunca conseguii... cada um tem seu jardim secreto... que só é regado por Papai.. e mais ngm.. só é regado pelo amor, carinho, zelo de Deus.. e prontoo!
Alguns falam que eu sou misteriosa... pq não me revelo a todo mundoo... melhor assim... pq só assim as pessoas não tentam te mudar, mexer dentro de vc... sem saber ao menos o q vc passa... me identifiquei mt com esse texto... meus amigos sabem o que precisam... pq eu os deixei entrar em minha vida.. eles são bem-vindos... mas ainda assim.. no meu jardim secreto.. só entra o Espírito de Deus!! beijoos.. tava com saudades desse cantinho seu!

Igor Mascarenhas disse...

Fiquei com essa música do Lulu Santos na mente a semana toda, ela é realmente linda e nos ensina muito.
Confesso que comecei a ler este post confuso, mas logo pude ver as suas palavras.
Uma das coisas que aprendi e que sempre aprendo quando venho aqui é sobre mim mesmo, e isso eu tenho que te agradecer.

*Lu* disse...

Amiga, tem gente que não enxerga a faixa amarela. É incrível! Ou não entende os sinais. Eu compreendo o seu cantinho secreto com Deus porque só Ele sabe, entende e compreende nossos sentimentos. Os outros, por mais queridos que sejam, podem ter as melhores intenções, mas jamais saberão como Deus sabe. Bjus!

Verônica Barbosa disse...

Mary..suas mensagens são sempre lindas e cheias de lições...que bom, assim podemos refletir em nossa vida aquilo que muitas vezes nem tihamos imaginado...bjs

Suelem de Oliveira Bento disse...

Amiga...Aqui tb há traumas e dores, amores e sentidos que nunca ninguém poderão sentir, pois já se foi, já foi vivido e intensificado por mim. Alguns têm notícias destas obras tão secretas e ocultas em mim, mas jamis poderão sofrer as minhas dores.

A minha faixa amarela...Poucos são permitidos ultrapassar. E há aqueles que tentam e eu os barro. E dps vêm reclamando...mas eu havia avisado!

Bjão!