domingo, novembro 02, 2008

Já não se fazem mais homens como antigamente...

É impressionante como depois de uma certa idade o conceito feminino de HOMEM muda tão drasticamente. Quando somos crianças, os homens se resumem ao nosso pai. Ele é a primeira e até então única referência masculina que temos nessa idade. O pai é aquele que protege, que dá presente, é quem põe pra dormir, quem leva pra tomar sorvete, quem briga... é a partir dele que a gente constrói a nossa primeira noção de figura masculina.

Passa mais um tempinho e aí a gente entra na adolescência. A maturidade biológica leva, naturalmente, à explosão hormonal que culmina com as primeiras nuances de atração entre meninos e meninas; no alto dos meus 12 anos, meu tipo preferido perpassava pelos meninos (entre 12 a 18 anos), de preferência muito bonitos, e que estivessem dispostos a "ficar": subentenda-se, apenas beijar na boca (nada além; embora a atual geração tenha antecipado determinadas coisas...). Sabe-se, portanto, que as meninas tem um amadurecimento emocional e psicológico mais acelerado do que os meninos; e então, a partir dos 18 não tem muito jeito: a gente (em sua grande maioria) começa a criar intolerância certos tipos de comportamento dos "meninos" de 18, que acabam soando como infantilidades tardias. Essas infantilidades incluem desde brincadeiras inconvenientes, até comentários inapropriados, conversas imbecis (cujo teor varia um pouco, mas na maioria das vezes gira em torno do seu imenso potencial de zerar aquele jogo do playstation ou de "pegar" a menina mais gata da festa) cantadas ridículas, comentários mongolóides e o pior de tudo: a terrível crença de que sua masculinidade se resume à presença de um pênis e de um cromossomo Y.

Aos 26, carinha bonita e barriga de tanquinho não são essenciais (embora sejam preferências nacionais). Se vierem no pacote bem, se não vierem, amém. Aos 26, o conteúdo vale mais que a embalagem. E a gente começa a entender que é mesmo panela velha que faz comida boa. Aos 26, a experiência conta mais do que os olhos azuis; o jeito de olhar encanta mais do que a musculatura. A gente passa a reparar mais nas mãos, na barba (siiiimmm... na barba), no jeito de sorrir, de andar e de conversar. E acima disso tudo, começa a se dar conta de que um bom papo vale muuuuito mais do que um belo par de pernas bem torneadas, porque não há nada mais triste no mundo do que um homem lindo de morrer que só fala merda. Dissolve qualquer interesse na hora. Generalizando, a mulher de 26 prefere os homens com mais de 30. No mínimo, eles sabem o que querem da vida e como tratar uma mulher.


Aos 26 as preferências continuam as mesmas, sem tirar nem pôr. Mas elas pesam menos do que há 10 anos atrás. Nessa idade a gente costuma buscar estabilidade, segurança, confiança, carinho e compromisso, coisas que não são tão fáceis de serem encontradas em meninos de 20 anos. Tenho percebido como as coisas têm mudado com o passar dos anos. Não vou me assustar se daqui a 10 anos eu passar na minha rua e ver "meninos" de 25 anos sentados na porta, jogando gude, empinando pipa e brincando de carrinho, porque a tendência é essa.

Percebo hoje que muitas mulheres não conseguem estabelecer um relacionamento firme; outras até arranjam, mas não conseguem mantê-los; outras ainda conseguem manter, mas não tem noção do quanto seus respectivos companheiros aprontam com elas. Acho que esse amadurecimento tardio dos meninos tem refletido diretamente na vida social e afetiva de cada um. E tem levado ao surgimento de uma geração de mulheres que por um lado são independentes, exigentes (e tem que ser mesmo!) intelectuais, donas de si e de seus caminhos, bem sucedidas profissionalmente, mas que, por outro lado, não conseguem segurar uma relação, não por culpa delas, mas porque não encontram homens dispostos a viver a maturidade necessária a essa fase da vida. No final das contas, a gente prefere ficar solteira, porque antes só do que mal acompanhada, mal amada, mal valorizada e mal compreendida.



Paz e bem!
Marianne

9 comentários:

Unknown disse...

Pela primeira vez, serei o comentário de estréia!!!
Trate-se de um assunto delicado e muito atual (principalmente no mundo femino)que causa discussões intermináveis, afinal que mulher nunca sonhou com um príncipe e se deparou com um sapo(apesar de achá-los lindos, rsrs!), atire a primeira pedra!!!
Apesar dos meus 19 aninhos, eu quero a mesma coisa das mulheres de 26, pena que nem tudo que queremos é compatível com a
realidade, mais quem sabe um dia...Bom, no meu caso ta entregue nas mãos de Deus!
Na verdade não sei se os homens são tão fáceis de se entender que nós mulheres preferimos complicá-los, ou se realmente esta complexidade existe!
Enfim, adorei este texto(pra variar,rsrs...já pensou em escrever um livro?eu compraria!!hehe) e continue trazendo estes temas a público, tiro grandes lições!

BjoS mari..

Nara. disse...

Meu Deus, não tem como não te admirar Mari!! que teeeexto veeei! acho que esse dispensa comentários. Concordo em gênero, número e grau.. apesar dos meus 20 aninhoos, sei bem o que quero para minha vida, e por isso não tento apressar as coisas para me envolver em relacionamentos errados, e sinto muita paz com isso, pq eu nasci para ser feliz! graças a Deus que cuida mt de mim e tem me poupado dessas decepções tão comuns nos dias de hj! beijoo!

Unknown disse...

Que texto massa viu Mare. rsrs
Concordo com vc em gênero número e grau.
Penso o seguinte sobre tudo isso, como nós mulheres amadurecemos mais rápidos, não nos damos conta muitas vezes que os homens não acompanham esse "amadurecimento", e aí já viu... a confusão tá armada. rs
Acho que os homens devem curtir bastante até conseguirem amadurecer o suficiente para encarar um relacionamento.
Mas, o que observo são mulheres que não conseguem entender esse amadurecimento tardio dos homens e homens que acham que amadureceram.
E no final, isso é assunto para um ano todo e mesmo assim ninguém consegue tirar uma conclusão. rsrs
Beijosss

Suelem de Oliveira Bento disse...

Nuss Mary, belo texto. Gostei das colocações.E olha, posso dizer que vc está bem informada viu!?
Mas eu fico aqui imaginando:" O que será que aconteceu, o que a fez falar tão bem sobre o assunto?"
É uma reflexão o tanto quanto certa...É a vida com suas lições, e vc com sua aprendizagem.
Fiquei aqui lembrando dos meus 12, 13...16 aninhos...Ah sim...Queria os gatinhos. Eu tinha uma frase que era praxe:" gosto de homens altos de olhos claros..." Hehe...mas não existem so estes homens no mundo...e muitos outros me interessavam.Aprendi muito com os amigos da escola(ginásio), eles eram amigoooos messssmo.E...agora me veio na cabeça...Meu noivo era um tanto qt criança qd estudavamos juntos, era palhaço, fazia piadinhas(ate hj), era bonito, mas não tinha aquela pretensão ao namoro...Só dps de muito tempo é que começamos o relacionamento, engatamos e fomos em frente...Será a maturidade me conquistando? rs...
Mary...A verdade é que vc tem toda verdade em sua postagem!
Beijos...

Suelem de Oliveira Bento disse...

My God...Não era para ficar extenso deste jeito...Escrevi escrevi...e parace que não falei nada.Rsrs...
Gostei do post...

Ótimo dia!
Beijos...

Lu disse...

Ai amiga, estou aqui morrendo de rir e concordando com tudo que você escreveu....rsrs. Como mulher solteira e de 26 anos eu assino o post tb...kkkk A cada dia que passa, a cada homem que conheço e que se revela um menino irritante (rsrs) eu tenho a convicção de que ficarei solteira...afff. Bjus!

Carolina Braga disse...

NOssaaaaaa MAriii! Escreves muito bem, guria! Fã tô eu do teu blog e olha que ainda não tive tempo de ver com calma. =/ Mas muito bom mesmo viu... Muito! :D

Beijos pra ti!

E obrigada pela delicadeza e generosidade quanto aos meus pseudo-escritos ok?rs

=)

Laila disse...

Adorei o texto! E acho que complementa, sim.
Bom, os homens que fazem parte da minha me trazem a certeza de que há exceções. Sempre há, né? rs
Beijos!

Igor Mascarenhas disse...

O único homem a deixar sua marca neste post...

Não vou fazer um comentário muito...

Mas é bom saber a opnião das mulheres sobre os homens.

Aprendi muita coisa nesse texto.

É Nois