terça-feira, outubro 21, 2008

Dona Ana Cristina: mais uma Pietà...


Deus realmente dá o frio conforme o cobertor. Tudo que nos acontece, por mais duro que seja, acontece porque Ele permite e sabe que suportaremos. Isso é muito difícil de compreender, porque na maioria das vezes enxergamos os acontecimentos puramente com os olhos da carne. Contudo, acho que com as mães, "mulheres de aço e flores" (como diz Pe. Fábio) que existem por aí, acontece diferente.

O post de hoje é curto. Surgiu de forma repentina. Não acompanhei nada do sequestro da menina de Santo André, soube apenas no sábado de toda a história. E hoje pela manhã, quando entrei no site da globo.com para poder tentar ficar por dentro das notícias (porque assistir telejornal ficou praticamente impossível), me deparei com um vídeo da declaração da mãe da menina. E confesso: humanamente, não consigo entender tanta resignação.

Queria ter a fé daquela mãe. Além de dizer que perdoou o algoz de sua filha, completou sua declaração: "...talvez Deus tenha feito isso para dar vida à outras 7 pessoas...". Senti forte a presença de Deus naquela mulher que tinha todos os motivos para gritar, esbravejar, chorar, estar entupida de tranquilizantes, pedindo aos prantos, a morte do psicopata que lhe tirou tudo, mas optou por ficar aos pés do caixão de sua filha, como Maria ficou aos pés da cruz de Jesus. Por isso ilustrei o post com a escultura da Virgem de Pietà, de Michelangelo. Tal qual Maria, Dona Ana Cristina chora, mas chora em paz. Chora porque é humana, mas lá dentro tem certeza que a ressurreição de sua filha já é realidade, mesmo que essa ressurreição aconteça na vida de outras 7 pessoas que ela nem conhece. Chora porque vai sentir saudade, mas encontra em Deus forças maiores para superar sua dor.

Em tempos de stress, de desespero, em tempos de pouca esperança, muita revolta e medo, as palavras de Dona Ana Cristina demonstram-nos que ainda existem pessoas de fé no mundo. Ela é um exemplo de fé e sabedoria a se seguir. Conseguiu enxergar os contrários da morte de sua filha. Não enxergou apenas a solidão, a dor, o fim de tudo; mas em sua entrevista coletiva, pôde demonstrar que conseguia ver além da cortina escura que a vida colocou à sua frente; conseguiu superar a cegueira característica daqueles que têm uma espada transpassada pela alma; conseguiu ver ressurreição diante do fim, e o que mais me tocou: conseguiu perceber o recomeço de 7 vidas na morte de sua filha.

Dona Cristina me ensinou muita coisa hoje sem nem saber. Seu olhar sereno envolto em uma dor profunda e contrita que somente ela e Deus podem ter noção... e por outro lado, muita paz dentro de si. Me faz sentir vergonha das pequeninhas coisas das quais reclamo, esbravejo, brigo com Deus... Me faz perceber que o meu sofrimento é uma gotícula de água comparado ao dela. Me fez ter coragem de ser mãe para, quem sabe, me tornar de aço, e não continuar sendo apenas "de flores"; as flores murcham, mas o aço nunca enferruja... E mais ainda: me faz entender que fé não é sentimento: é decisão!



Paz e bem!
Marianne

5 comentários:

Gi Novais disse...

é...havia feito a mesma reflexão qndo vi a declaração daquela mãe...sem comentários.

Unknown disse...

Muitas vezes precisamos ver situações sofridas pra poder entender algumas coisas da vida. Infelizmente na maioria das vezes aprendemos por meio do sofrimento. E que assim como estas declarações te tocou, toque também muitas outras pessoas...

Suelem de Oliveira Bento disse...

Belo post Mary...Mas triste situação.
Ao contrário de vc...fiquei por dentro de muita coisa, tentei acompanhar o caso, ficava na net e sempre que podia na TV.Foi triste.Ao final de tudo uma tristeza tomou conta do meu coração e mais uma vez me perguntei:" Onde estão os valores? Porque tanta maldade?"Muitos perderam a fé em Deus e no outro...(como o ex-namorado), mas Dona Cristina ainda não.Mulher de Flor e de Aço, sim...Com certeza!

Beijos Mary...

Lu disse...

Eu tb fiquei surpresa qdo li a declação e pensei comigo: tenho muito o que aprender da vida. Enquanto eu que nem conhecia a menina já desejava a morte ou a tortura do rapaz, vem a pessoa que provavelmente mais ama esta menina e declara o perdão. Bjus!

Nara. disse...

Eu vejo nela uma pessoa com a alma curada, transformada e totalmente confiante no Deus que sabe de todas as coisas. Não existe coisa melhor do que liberar perdão, amar uma pessoa que tanto lhe fez mal... poder amar uma pessoa que matou sua filha. Não tenho dúvidas do quanto o Espírito Santo está consolando essa mãe, e ao mesmo tempo posso imaginar a alegria de Deus ao ver alguém que, diante dessa situação, consegue enxergar a Sua soberanina, e depositar toda a sua esperança nEle. Que ela seja sim, exemplo para nós! beijos little Mari.