quarta-feira, setembro 03, 2008

Sobre átomos e Deus...


Hoje na aula de Química Geral, quase cochilando diante do assunto que estava sendo desenvolvido pela professora [e diante do fato de eu não estar entendendo muita coisa], um rápido pensamento me passou pela cabeça. Era uma aula sobre Teoria Atômica. A professora falava de forma enfática e entusiasmática [desculpem a redundância] sobre os modelos propostos por alguns cientistas da época para explicar a existência e o comportamento dessa partícula que, na verdade, ninguém nunca viu. Dalton, Bohr, Rutheford, Einstein. Todos eles concluiram alguma coisa utilizando números, fórmulas e muita, muita imaginação.

Passei metade da aula tentando então compreender a existência do tal átomo, do seu comportamento dúbio (energia e matéria), dos tais elétrons, prótons, nêutrons e quarks, dos orbitais eletrônicos, números quânticos e blá blá blá. Diante das constantes propostas pela professora que explicava a massa do bichinho [coisa pouca, tipo -5 x 10 elevado a -11] eu comecei a entrar em crise atômica, e não conseguia acreditar na existência dele. Como algo tão pequeno poderia existir e portar tanta energia, como ela mesma [a professora] dissera? Ninguém nunca viu um! Saí da aula comentando com algumas colegas sobre o meu ceticismo acerca dos átomos [e nem se fala sobre elétrons também], enquanto elas riam. Mas, eu não me contentava, eu tinha que acreditar neles, afinal como eu vou estudar química até os últimos dias da minha vida sem ter certeza que os bichinhos existem mesmo? Seria como frequentar uma religião sem acreditar no que ela doutrina. E foi a partir desse pensamento que, então, veio uma coisa nada haver - completamente nada haver - com os átomos.

Muita gente não acredita em Deus, porque não O vê. E muita gente acredita nos átomos , mas não acredita em Deus! Eu acreditava em Deus, mas não nos átomos. Busquei motivos que me faziam crer em Deus mesmo sem vê-Lo. E encontrei infinitos. A vida, as flores, os pássaros, a música... o sol, a lua, o sorriso de um bebê... as mães, as frutas, o amanhecer e o pôr-do-sol. E em tantas outras coisas é possível perceber a existência de um ser supremo como Ele. Comecei a procurar razões que me levassem a crer na existência de uma coisa tão pequena, e encontrei a eletricidade, o microondas, os aparelhos de raios-X, de ressonância magnética, a televisão, o computador. E no fim do dia cheguei em casa convencida que átomos existem. E que nem sempre é preciso ver alguma coisa para poder crer na existência dela. Basta um pouco de boa vontade para olhar ao redor e perceber sua presença.

Paz e bem!
Marianne

8 comentários:

Gi Novais disse...

Muito bom!Se Deus na sua imensidão não precisa ser visto para ser crido, quanto mais um átomo, tão pequeno que é.

Unknown disse...

E eu... fiko pensando... Como vc pode escrever tão bem e ter tanta criatividade! Boa Analogia! E como eu disse..tem coisas que não são para entender e sim para aceitar. Rs!

Anderson disse...

Há quem diga que nada existe. Um amigo meu certa vez disse que num futuro distante, as pessoas ririam dos nossos pensamentos, como nós hoje em dia ridicularizamos a idéia do pré-formismo (o homunculu, aquela pessoinha dentro do espermatozóide), quando recordarem que nós acreditávamos em algo chamado átomo. Mas bem, também nunca vi espíritos, mas creio que se alguma coisa existe, ela é isso, energia, e provavelmente não é matéria, e portanto, sem átomos, hehehehe.
beijo!

Suelem de Oliveira Bento disse...

Ah...eu sabia que disso tudo viria uma boa conclusão. É incrível Mary como você tem poder com as palavras e com a imaginação. Fico aqui pensando em você pensando tudo isso.
Mas a verdade é esta mesma que você conclui amiga...Deus existe e precismos acreditar Nele sem vê-lo. Muitas coisas existem...e é preciso acreditar no poder que elas têm! A tecnologia me impressiona...e me impressiona mais por saber que as coisas tão grandiosas partem de material tão indivisível e imperceptível aos olhos.
Amiga...Gosto muito dos seus textos! Mais uma vez...sua espontaneidade.
Ótimo diaaaa!
Amanhã...se tudo der certo ( tempo )...rsrs...tem post novo...O desabafo de uma amiga/irmã. Ela me deixou postar...Dps vc me ajuda nos "conselhos" pra ela.
Beijãooooo! Té mais...

LUCIANO MEDRADO disse...

Muitas vezes me questiono como posso acreditar em tantas teorias desenvolvidas por tantas personalidades, confiar nelas e até ser disseminador de algumas correntes sejam filosóficas, sociológicas, psicológicas e muito mais pedagógicas já que sou Pedagogo e hoje me perceber tão discrente de tudo que aprendi sobre Deus. A minha prática e a prática em mim dos conceitos sobre Deus em alguns momentos foi uma sentença condenatória. Não entendia Deus sendo explicado do alto dos púlpitos ou por pessoas de extrema intimidade com Deus falar dele tão bem e em sua cotidianidade serem tão arrogantes, pedantes... Eu creio em Deus, mas não mais do jeito que me ensinaram a crer.
Luciano Medrado.

Unknown disse...

Nossa Mare, fiquei "doida" só em ler a primeira parte do texto. Quase acreditei que vc estava fazendo Química e não Farmácia, rsrs. Mas... mudando para a segunda parte, achei muito tocante o que vc escreveu. E sabe? No final só quero crer que Deus existe e acabou. rsrs.
bjsss

Unknown disse...

Estava refletindo sobre a sua comparação entre a existência de Deus e a dos átomos, e cheguei a conclusão de que, assim como, costumamos repetir a Deus: "Eu creio mas aumenta minha fé", devíamos dizer, no caso dos átomos: "Eu creio, mas aumentai o meu campo de visão" AHuHAuHUA!!! rsrs

Brincadeiras à parte, muito interessante esse seu pensamento, nada mais a acrescentar, a certeza da existência de Deus está aí pra ser saboreada nos mais pequenos, simples e delicados detalhes, é como respirar mesmo sem ver o ar.

Nara. disse...

Mari eu terminei de ler o texto dando risadas! Ameeeeeeeeeeeeeeei esse post! Fui convecida por tabela! Agora eu vou estudar química com gosto... e passar a entender os "bichinhos" sem entrar em "crise atômica"! rsrsrsrs!

beijo little Mari!