quarta-feira, setembro 24, 2008

Marcante...


"O que deixo, o que marco em sua vida quando eu passo por vc?
O que os meus olhos confessam quando encontram com os seus?
Se eu deixo uma saudade boa pra lembrar, o que fica de mim? (...)

(Trecho da música "Voltei pra perguntar" - Pe. Fábio de Melo)


Adoro essa música do Pe. Fábio. Sua letra é perfeita. Ela me faz refletir o fato de que onde quer que passemos, independente de qualquer coisa, deixamos pedaços de nós na vida de alguém.

Às vezes são pedaços que mais parecem migalhas, de tão miúdos; outras vezes eles têm cheiro de amizade. Às vezes são pedaços grandes, como tijolos, e isso acontece toda vez que somos fardo na vida de alguém. Outrora, são lixo. Um lixo fétido, que até demora pra ser lançado fora. Algumas vezes apenas passamos pela pessoa, sem sequer dar um "oi", e só aquela presença temporária, o olhar, o sorriso ou a serenidade ficam de alguma forma.

Tem gente que passa e deixa perfume, flores, cores... Tem gente que passa só pra nos dar uma ajuda rápida com os livros que caíram no chão; depois somem de vez. Tem gente que passa, te olha e te chuta. E depois te olha caído no chão e te chuta de novo. Daí vai embora. E tem gente que passa e parece que bagunça a vida da gente toda, mas no final das contas, depois que a gente arruma tudo, percebe que se ela não tivesse passado a gente não seria melhor... A passagem é semelhante à de um tornado, e aquilo que a gente pensou que foi destruição, na verdade foi poda, pra que a gente pudesse aprender a viver a vida de outro jeito. De repente a pessoa nem era mesmo pra permanecer no meu cotidiano. Era só pra passar, e com sua passagem, cumprir sua missão na nossa vida.

Tem gente que marca, fica, fixa. Mesmo sem a gente saber o porquê, mesmo nem a outra pessoa sabendo que foi assim na vida da gente. E o tempo passa, mas a intensidade da presença permanece, mesmo na ausência completa. Mesmo sem ouvir a voz, sem olhar nos olhos, sem ver o rosto! Mesmo sem rir da cara do outro ou mesmo sem chorar juntos. O mais legal disso tudo é o jeito da gente ficar. Ou ficamos pela lembrança do olhar, do sorriso, da voz... do perfume, da música ou da comida preferida. O que fica de melhor são as lembranças de tempos que, embora não voltem mais, permanecem inalteráveis na memória de alguém que passou por você.


Paz e bem!
Mari

5 comentários:

Igor Mascarenhas disse...

Já dizia Adélia Prado "O que a memória amou, ficou eterno", é lindo você parar e amar o que a memória amou, como também é bonito você entender coisas que não gostaria de ter memorizado...

Muito legal o post, fiquei sem net, senti saudades dos amigos blogueiros.

Tamu junto

Suelem de Oliveira Bento disse...

Mary...Antes de começar a ler seu texto fiquei a observar a imagem. Pra mim, as imagens são muito importantes, algumas vezes elas dizem mais que as palavras. Fiquei a contemplar aquele lugar...A Saudade veio. Que vontade de estar num lugar como aquele! Que vontade de ter um tempo só pra mim...e ver o trem passar e não precisar ir junto com ele!Porque posso respirar, olhar para trás e acenar.
Amiga...Costumo falar para os meus amigos:" Com tantas pessoas no MUNDO pq tinha que ser vc na minha vida?".E penso isso constantemente.Com meu noivo, minha família, as pessoas que me são apresentadas, as pessoas que conheço no blog (VC), em encontros...e que a princípio parecem chegar sem propósito.Mas na verdade existe um...Nem que seja aquele sorriso no momento da tempestade.
Mesmo que rapidamente, as pessoas sempre " chegam como quem chegam pra ficar..."

Beijos Mary!

Nos encontramos no msn este fds?

Saudades das nossas prosas!

Bjão!

Lu disse...

Amo essa música do Pe. Fábio também, a letra é perfeita. Pessoas chegam, passam, permanecem ou vão embora de alguma forma. Marcam a nossa vida positiva ou negativamente, mas nos ensinam muito tb. Dizem que existem pessoas cometas e pessoas estrelas. Vc é uma estrela na minha vida e espero que eu seja na sua tb. Bjus!

Unknown disse...

Engraçado Mare. Hoje mesmo eu, Josué e Geise conversamos sobre essa questão do sentido em que as pessoas têm em nossas vidas. Que algumas passam, outras ficam, algumas deixam deixam marcas profundas, outras servem apenas pra que a gente supere algo, mas que existe um propósito para que tenham entrado em nossas vidas. Que possamos ter sensibilidade e discernimento para entender isso, e assim usufruir da presença de todas elas e aprender... aprender sempre.bj

Unknown disse...

Impressionante mesmo esse lance de existir pessoas que passam por nossa vida e de alguma forma deixam marcas, lembrar delas é como nos remeter a um momento onde elas tomaram grandes dimensões, e que mesmo tendo sido diminuídas com o tempo, permanecem em algum lugar de nós.

Esse texto me fez recordar da minha primeira professora, quanta importância teve na minha infância, era como se fosse uma estrela que todos estavam tendo a chance de alcançar, tocar com as mãos, o tempo foi passando, outras professoras chegando, se tornando frequente aquela experiência que até então era única, mas nunca esquecida aquela que passou me trazendo algo novo, bom, desbravador, nem que fosse apenas pelo aprendizado do a,e,i,o,u, já outras pessoas, entretanto, passam por nós e não fazem a menor diferença, ao contrário, pensamos que seria bem melhor que não tivessem passado, num primeiro momento até faz sentido termos esse pensamento, mas ao refletir o texto realmente me dei conta de até aquelas que passam sem acrescentar vieram para moldar quem somos hoje, pois toda experiência é válida, sejam elas positivas ou negativas, e me fez concluir que elas vieram nem que fosse para me lembrar de passar pela vida das pessoas sendo estrela que nem o tempo apaga.