terça-feira, setembro 23, 2008

Tão humano, e tão divino!



Semana passada consegui o novo cd do Pe. Fábio de Melo, o "Vida". Achei que era um cd com músicas inéditas, e confesso que quando vi a relação das músicas, de cara, fiquei meio que decepcionada, pois eu não esperava regravações, ainda mais regravações de músicas que eu já tinha ouvido, reouvido e re-reouvido...


Pois bem, à medida que me pus a ouvir o cd, fui percebendo a forma impressionante com a qual o Pe. Fábio consegue ser Jesus na minha vida a ponto de fazer essas músicas do arco da velha ressoarem dentro de mim de forma tão diferente! Como ele metaforiza a vida de forma tão simples, humana, divina e perfeita! Não entendo o porquê. Não consigo entender. Letras e melodias que eu sei de cor há anos; velhas e conhecidas harmonias. Mas agora é diferente. A canção já entrou me transformando. Trechos que outrora passaram despercebidos tomaram significado, a interpretação tendeu à contextualização imediata. A cada frase, eu percebia uma libertação. Chorei muito. Percebi como tenho sido lapidada, e Pe. Fábio está sendo instrumento desse processo em meu viver.

Não tenho dúvida que Deus usa pessoas para alcançar outras. Deus fala no Pe. Fábio, canta no Pe. Fábio. Sim! Já vi, por tantas vezes, Deus chorando no Pe. Fábio... Vi Deus sorrindo por seu sorriso mineiro, desajeitado. Deus poetizando a partir de cada escrito seu; palavras transbordadas de um coração tão humano e tão divino. Vejo Deus nos amando a cada música sua, a cada pregação sua, a cada palavra de consolo ou de exortação, a cada olhar, a cada roupa bonita que ele usa, a cada sorriso desse homem filho do céu. E, embora ele cante que "Deus enxerga o profundo e ele insista em ver à margem", eu discordo; acho que ele tem o dom de ver além. Não fosse assim, ele não nos falaria tanto, sobretudo quando explicita a vida em seus contrários... que sabedoria há nisso!

Mas o que mais me encanta mesmo, é perceber que a presença de Deus nele é tão intensa e constante, que ele consegue falar de Deus e do Seu amor mesmo sem ser literal. Mesmo cantando músicas seculares ou poetizando versos que nem no nome de Deus toca. É onde o paradoxo do humano x divino se encaixa. Sabe por quê? Porque tudo depende do jeito que se quer enxergar as coisas...

Pe. Fábio é autêntico. Ele não precisa usar batina e crucifixo pendurado no pescoço, nem viver num convento, enclausurado, pra poder transparecer Deus. Ele é bonito sim, se cuida, malha, que mal há nisso? Não sei porque associaram beleza ao profano; existe um abismo bem grande entre se sentir bem, estar bem vestido, bem arrumado, e ser vaidoso. Beleza não quer dizer nada. Menos ainda a ausência dela quer dizer santidade. Estar em Deus não se condiciona à essas superficialidades. Deus olha a história de vida, o coração, a intenção. Pe. Fábio descobriu isso e tem nos revelado com singeleza e autoridade. Tudo mais, é mero detalhe que pode até ser levado em conta, mas não da forma que nós achamos que será levado. Sabe por quê? Porque nós temos a mania de achar de Deus pensa, age, sente e julga como a gente. Agindo assim, a gente subestima a magnitude e sobretudo a misericórdia dEle.
Sei que Pe. Fábio nunca vai ler isso, mas mesmo assim, peço permissão à ele para parafraseá-lo. Queria apenas dizer-lhe que "seu jeito finito de ser Deus me revela Deus, com seu jeito infinito de ser homem...". E queria agradecer-lhe por tudo.
Paz e bem!
Mari

5 comentários:

Unknown disse...

gostei do post diz muito bem sobre o padre fábio, analises das musicas dele seriam bem legais

anselmo

Suelem de Oliveira Bento disse...

Amiga...Seu post me fez lembrar do sorriso humano e tão divino do Pe.Fabio. Fiquei com ciúmes de vc!Rs...Você escreveu lindamente sobre este homem santo que tanto nos cativa. Também amo Ele neh amiga!? Vc sabe disso! E ainda não tive a oportunidade de me desdobrir e redescobrir-me neste novo CD ( Vida )...Mas vou adquiri-lo...
Parabéns pelas palavras sinceras e cativantes...Assim, quem ainda não o conhece, já se apaixonou...Como nós!
Que ele continue sendo o instrumento de Jesus nas nossas vidas!

Beijos...

Ótimo dia pra vc!

Fique em Paz!

Lu disse...

Eu quero ouvir este CD....rsrs
Justamente por ser tão humano é que o padre toca os nossos corações, pq ele fala o que todos nós sentimos e não sabemos ou não temos coragem de verbalizar. Pense com carinho na proposta do livro...rsrs Bjus!

Unknown disse...

Mary, estava eu navegando pelo google e busquei blog's sobre o Pe Fábio de Melo.
Tive a grata oportunidade de me deparar com os seu post! É isso aí.
Este ser humano tem nos revelado Deus na sua forma mais simples de ser e existir.
Força forças e tentativas de mostrar o teu post a ele, pois nós também temos a missão de evangelizar e o que você fez foi uma forma linda de evangelizar.
Os meus sentimentos foram os mesmos teus relatos, me identifiquei muito...
PARABÉNS.

Saúde, paz e prosperidade!

Kelsey Miller Carvalho
kelsey.carvalho@gmail.com

Unknown disse...

Sou supeita pra falar desse homem pelo tanto que ele vem acrescentando a minha vida (pelo visto as nossas) mas posso dizer numa frase simples que essa foi a melhor crítica musical que alguém poderia escrever sobre esse novo trabalho dele, e mais, sobre ele próprio, creio que não deva ficar só entre nós, que deveria ser repassado para ele, pois certamente o comoverá como comoveu a mim e a tantos que leram o que você em sua sensibilidade conseguiu enxergar.

Penso que trazer novos significados tem se tornado especialidade do Pe. Fábio, não só nas suas canções muitas das quais nesse cd são regravações ou a chamada nova roupagem, como também na forma de pregar, de ver Deus, de transmití-lo, sentí-lo, experimentá-lo e isso tem feito a diferença em todos aqueles que conseguiram exergar o Deus que o Pe. Fábio vê e quer fazer conhecer.