domingo, agosto 22, 2010

A genética.

"A família é uma instituição divina - Jesus nasceu no seio de uma família, ainda que num estábulo e distante da própria casa - mas ali estava uma família, de humildade extrema, porém de grandeza absoluta. Assim foi que se formou nossa família, em verdade, humilde, mas cheia da graça divina transformada em fé e amor. Eu e Elza - a companheira querida - o embrião de uma família, um lar. Nós sempre fomos mãos seguras no arado, firmes no trabalho, na construção do patrimônio que, se não é grande, é o bastante para nós, e somos gratos a Deus por tê-lo. Em momentos diferentes de nossa vida, chegaram nossas filhas... Maria das Graças, Gal, e Maria de Fátima (Fada, e com mais ternura, Fadita). Era a felicidade completa, a razão de ser de nossa própria vida - motivo maior de nosso trabalho, alegria para viver; descrever o que está no coração é impossível através das palavras. Esse enlevo natural da família... batizados, 1ª comunhão, 15 anos, estudo, formaturas... até que um dia aconteceu o amor, e Gal foi com o cavalheiro dos seus sonhos, o ser amado. Guardamos na memória os lances mais belos do casamento. Noiva e bela, Juracy a recebeu para tê-a como esposa e companheira, a mãe da netinha que eu amo: Marianne. Fátima, filha batizada sob a invocação de Nossa Senhora de Fátima. Se nosso desejo fosse (e era) o seu casamento no altar de Santo Antônio, o destino nos colocou aos pés do santo de nossa escolha, com a presença da imagem de Nossa Senhora de Fátima, madrinha de nossa filha. Meu caro José Neto, estou vivendo o momento mais feliz de minha vida - trago minha filha para ser sua esposa com a benção do matrimônio, o presente maior na data do meu aniversário. Ame-a o quanto nós a amamos - e com o mesmo amor vamos amar você como um filho. Dou graças a Deus por esta hora, e pelo que estou vivendo. Minha filha, Deus a abençoe."

[Geraldo Teixeira - in memorian]


(Crônica escrita e lida em 07/05/1988, data de seu aniversário, na cerimônia de casamento da minha tia).
P.S. (Meu avô completou apenas o Ensino Fundamental II - até a 8ª série)

6 comentários:

Fran disse...

Que linda a crônica... ele deveria se uma pessoa muito querida mesmo...

Beijos!

Pati Eça disse...

muito linda...palavras assim vão além da formação, palavras assim vem de pessoas abençoadas por Deus.
Beijos Mary

TAMII!!! disse...

Muito linda...
agora ja sei Mari a quem vem esse seu talento pra escrita...

beijus

*Lu* disse...

Linda crônica e lindas palavras!
Que preciosa herança ele te deixou!Abraços!

reflexões e relevâncias disse...

Eu me questionei varias vezes sobre essa tal genética,e por muitas só conseguia envergar o que era de mais desastroso,mas quando eu reúno minha família(raro isso!),a música flui tão simples,tão verdadeira...aí encontro minha essência,minha "genética",e sou feliz por ter herdado isso,e por tê-los,aos seus modos,em minha vida.O importante amiga é o que se deixa(genético ou ensinado)o que é raiz...bjooooo!

Geórgia Cavalcante Carvalho disse...

mais uma vez, lamento muitíssimo.
que o seu coração encontre um abrigo no amor que sustenta a sua família.
um grande abraço