sábado, janeiro 31, 2009

Dor de crescer


Crescer dói. Dói demais. Demorei tanto pra me atentar à isso! Mas, o fato é que dói. Dói porque a gente estica. Dói porque a gente começa a bater a cabeça em algumas arestas da própria vida. Dói porque, à medida que se cresce, a gente tem que vir pra fora, porque aqui dentro começa a ficar pequeno. A gente começa a ter que aprender a alçar vôos, arregaçar as mangas e as calças e meter a mão na massa e os pés do chão. Dói porque a gente começa a perceber que a dor que dóia no Oriente Médio, no Vietnã ou sei lá aonde, bateu na porta do seu vizinho, e portanto está a um passo de bater na sua também. Dói porque os curtos caminhos de flores que atravessamos, já ficaram pra trás, e voltar é impossível; dói mais ainda olhar pra frente e perceber que vai doer pisar naquelas pedrinhas pontiagudas, vai doer se deparar com alguns caminhos escuros, vai doer ter que passar por alguns trechos de joelhos, e vai sair sangue, e vai doer mais ainda ver o sangue escorrendo de mim e dos outros que estiverem passando comigo.

Dói, sabe? Depois de certo tempo, passa o dia inteiro, a semana inteira, o mês inteiro doendo. A gente até se acostuma com a tal. Até que venha outra maior e devore a menor. E quando aparece uma menor que a menor, a gente compara e até faz pouco, sorri com desdém... mas é dor; melhor deixá-la quieta, pequenina do jeito que é, pequenina como julgo eu. Ora aparece uma dor lancinante, ora uma dor mais amena, ora uma dor inconsciente, ora uma dor sem limites... Dores que nos roubam a felicidade por algum tempo ou dores que não conseguem furtar-nos os bons momentos. Ainda assim, não importa. Doem.

Crescer dói. Dói porque à medida que a gente cresce nossas fragilidades começam a vazar, nossos limites começam a aparecer, nossa carne perde a capacidade de cicatrizar como outrora. Dói porque agora, quase nada começa a passar despercebido. Dói porque a partir de agora, a velocidade das coisas passa a ser exorbitante; e tudo passa pela gente, mas nem tudo a gente consegue agarrar. Dói porque, dentre essas coisas que passam, tem coisa que acaba golpeando a gente... E aí, dói de novo...!

Crescer requer cuidado, preparo. Requer aceitação, maturidade. Crescer é doloroso. Hoje, se eu bem soubesse (e pudesse), eu juro: acho que teria ficado quietinha na barriga da minha mãe...



Paz e bem!
Mari

7 comentários:

Marina disse...

Nem me fale de quanto doi... anda doendo um bucado aki... todo mundo tem dito que em 3 anos eu cresci o que mta gente não cresceu a vida toda... mas se eles soubessem o quanto esse crescimento ta doendo em mim...

Se eu te disser que ia fazer um post com essa imagem que vc postou você acredita? rs Mas a inspiração não chegou antes da aula começar então acabei nem escrevendo nada...

Bem que poderia existir a Terra do Nunca né? onde nunca cresceriamos e seriamos crianças eternamente ^^ Mas ao mesmo tempo... se não crescermos não veriamos e viveriamos tantas coisas que hoje vivemos...

Acho que todo mundo sente essa dor... crescer é renunciar a coisas... é fazer escolhas hoje que vão te influenciar a vida toda...

Deus te ilumine nesse crescimento e que você copnsiga crescer pra CIMA sempre ^^

Paz e Bem
Marininha

Suelem de Oliveira Bento disse...

Sim Mary...E como dói crescer.
Este tb já foi um dos meus temas de postagem.
Nós crescemos ou as responsabilidades cresceram em nós?
Tudo muda. É preciso mudar a direção. Tomar novas posições.
Como sinto saudades de ouvir minha mãe gritando: " Suelem, fecha a perna menina, vc ta de saia." Aquele fechar as pernas me deixava intrigada, eu não estava nem aí. Cresci e hj qd saio de saia fico toda preocupada com o que os outros possam ver. Sem contar as brincadeiras na rua, as gargalhadas, as histórias na casa da vovó. A gente cresce neh!? Cresce e muita coisa muda, qs tudo muda, acho que tudo muda.
Realmente Mary...Crescer dói!

Mas é preciso, faz parte da nossa condição de humanos não é!? É preciso sim saber nos adaptar e diminuir nossa dor...Afinal, nos tornamos responsáveis por nós mesmos. Você faz a sua história, você constrói o seu caminho.
Ótimo fds Amiga!
Bjão!

Unknown disse...

Adorei essa sua última frase...rsrs

Isso tudo que falou é verdade, crescer dói muito mesmo. Uma certa vez uma ex-colega minha disse assim: "Cansei de brincar de ser adulto". E é verdade. Quando somos pequenos é tão bom, sem maiores responsabilidades, preocupações. E a gente cresce e tudo muda, mas muda muito. Mas, fazer o que né??? É necessário, importante.
Sabe... queria ter ficado na barriga de mamãe tb mais um pouquinho. rsrsrs
bjssssss

Conspicuamenteconspícua disse...

"Crescer dói. Dói porque à medida que a gente cresce nossas fragilidades começam a vazar, nossos limites começam a aparecer, nossa carne perde a capacidade de cicatrizar como outrora."

Um dos textos que mais me encantou, enfim como dói crescer e se modificar, nada permanece como antes a não ser uma face completamente nova e destemida.


Bjo

Unknown disse...

Dói mesmo...
Ás vezes, tudo o que eu queria era ter o colo da minha mãe...
Não aquele colo que temos hoje, sabe? Que quando dói muuuuito a gente recorre, mas aquele colo cotidiano, que a gente tinha quando eles (nossos pais) iam sair ou quando chegavam, ou quando fazíamos graça ou mesmo quando fazíamos bico...

É...crescer dói muito...

Morar só, morar com marido, com namorado ou coisa parecida, tem lá seus bons momentos mas (sem querer ser guria!!!) tem "horas" que dá vontade de voltar para casa de "mamãe", de sentir seu cheiro e ter a sensação de que tudo vai passar!!!

"Velhos tempos, velhos dias..."




P`s: Graças à Deus tenho a minha mãe sempre perto, mas ás vezes eu queria que essa pequena distância, fosse ainda menor....

Carolina Braga disse...

My God, uma das verdades mais bem ditas que já li na vida! O teu melhor texto, acho eu. Enfim, difícil mensurar já que vez por outra vc me surprende e se supera na profundidade e no sentimento, quando eu nem julgava mais haver possibilidade.
Lindo! Lindo! Lindo!
E como me vi aqui... Desculpa o palavrão, mas 'pqp', como me vi aqui...
Beijos e inúmeras epifanias a mais! Para teu engrandecimento e nosso deleite. Amém. :))))

PS: Futuramente, talvez num futuro beem próximo, rs, vou postá-lo. Me manda um sobrenome teu para que eu possa fazê-lo com a justiça merecida. Brigada desde já! ;]

Igor Mascarenhas disse...

Pensei em escrever sobre isso esses dias, eu fiz vestibular hoje, estou vivendo esses momentos em que a dor aperta.
As escolhas vem aparecendo...
Mas se não envelhecermos a vida deve ficar chata...

O teatro mágico canta "... abraçando a dor é assim que vou..."

Adorei a postagem, escrever é uma maneira de cuidar da dor de uma maneira diferente.