quinta-feira, outubro 02, 2008

Questão de interpretação


Palavras são flechas que nem sempre têm alvo certo. Dependendo da nossa posição e condição, elas podem atingir locais não autorizados, ou soar de forma completamente diferente da intenção daquele que lançou-a por aí. Cuidado com o peso ou com a leveza que as palavras tomam quando nos alcançam. As marcas que elas podem deixar vão de um simples arranhão à um rasgo bem profundo.

Comecei falando nisso porque ontem à noite estava assistindo à TV Canção Nova, quando me deparei com um programa apresentado por Salete, e por falta do que fazer, me pus a assisti-lo. Estava mesmo precisando orar um pouco, e aceitei o convite dela. Ela iniciou a oração lendo o seguinte trecho do evangelho:


"Enquanto estavam andando, alguém disse a Jesus no caminho: "eu te seguirei para onde quer que vás". Jesus lhe disse: "As raposas têm tocas e os pássaros do céu, ninhos; o Filho do Homem, porém, não tem onde recostar a cabeça." A um outro Ele disse: "Segue-me"! Este respondeu: "Permite-me ir primeiro enterrar o meu pai." Mas Jesus lhe disse: "Deixe os mortos enterrarem seus mortos, mas tu, vai anunciar o Reino de Deus." Um outro ainda lhe disse: "Eu vou te seguir, mas primeiro premite-me despedir-me dos da minha casa. Jesus lhe disse: "Quem quer que ponha a mão no arado e olhe para trás não é feito para o Reino de Deus." (Lc 9, 57-62)


Depois de ler o texto ela começou uma oração que era direcionada para o ponto de que Deus tem que ser nossa prioridade de vida, o primeiro, sempre, independente de qualquer coisa. E eu concordo plenamente com ela. Mas aí, depois, ela começou a falar sobre a necessidade de renunciar nossos sonhos e planos para poder seguir Jesus. E a partir daí eu já não concordo mais. Como assim renunciar aos nossos sonhos e planos? Ela até ressaltou que quando Jesus falava tudo aquilo, principalmente sobre o homem que quis voltar pra se despedir da família, Ele não estava dizendo que não era para a gente não dar importância à família, mas colocar Jesus acima de tudo. E citou seu próprio exemplo: sua mãe se encontrava gravemente doente (sim, ela usou o termo 'gravemente'), mas ela não estava com a mãe e sim na "missão". Mas, vamos ser lógicos: se Jesus está presente em todos nós, sobretudo nos mais necessitados (enfermos, mendigos e tal), estar com alguém nesse estado também não seria uma forma de serviço ao Reino de Deus?

Durante muito tempo eu pensei e agi dessa forma. Deixei de estar "n" vezes com minha família e amigos por conta da "missão". Na maioria das vezes, colhi distância. Hoje eu penso diferente. Primeiro que o termo "missão" é muito relativo; nem sempre estar em missão é deixar tudo e sair pelo mundo falando de Jesus. Afinal, nem todos têm vocação para renunciar totalmente a vida para seguir Jesus; fosse assim, o mundo andaria meio bagunçado. Não existiriam escolas, nem hospitais, nem comércio... A missão da qual Jesus fala tem muitas dimensões. E eu acho que cuidar dos doentes não deixaria de ser uma. Levar Jesus ao nosso ambiente de trabalho, de estudo ou de diversão também pode ser considerada uma missão.

Ser mãe, pai, filho, padre, é missão! Pesquisar curas e soluções para o bem na humanidade é uma missão. Ensinar, educar é uma missão. Cuidar de alguém é uma missão. Ajudar os mais necessitados é uma missão. Orar por alguém, mesmo que dentro no meu quarto, é uma missão. Amar é uma missão! Acho que nosso maior desafio em ser missionário está em ser de Deus antes de tudo, porque a partir daí, tudo que se faz com o intuito de que as pessoas conheçam a Jesus e sua boa-nova é missão.

Quanto à renúncia dos sonhos... complicada essa expressão né? Presume-se que um meio de comunicação como a Canção Nova alcance milhões de lares e bilhões de pessoas, algumas bem resolvidas e esclarecidas outras não. Seria mais claro se ela dissesse que nossos sonhos devem ser colocados para o Senhor no intuito de que Ele possa guiá-los e que, se for de Sua vontade, eles venham a acontecer. Evitaria equívocos de compreensão e interpretação... E a gente não sairia por aí largando namorado, noivo, emprego, faculdade e tantas coisas sem ter certeza... Não estou julgando ninguém. Eu um dia quis fazer caminho pra uma comunidade de vida, pois achava que essa seria a melhor forma de seguir a Deus. Ainda bem que percebi a tempo que não era a minha vocação. Admiro quem tem coragem de arriscar, mesmo que um dia perceba que não era bem aquilo; recomeçar é atitude dos vitoriosos!

Volto a dizer. Palavras são flechas que nem sempre têm alvo certo. Podem alcançar alvos errados e causar bastante estrago. Estragos estes que nem sempre são fáceis de serem consertados. Por isso o silêncio ainda é uma arma tão poderosa e curadora. A Bíblia é perigosa a partir do momento que eu a interpreto da forma que eu quero. Por isso é preciso sempre examiná-la e interpretá-la à luz do Espírito Santo.

Desculpem-me se polemizei. Talvez tenha sido realmente essa a intenção. Termino com um trecho perfeito de um dos escritos do Pe. Fábio de Melo, desejando que o cerne da mensagem de Salette permaneça em nossos corações: Que Jesus seja sempre nosso referencial maior. Que Ele seja sempre a nossa prioridade. Mas, também, que tenhamos sensibilidade suficiente para perceber as outras formas de segui-lo e estar fazendo com que Ele seja nosso bem maior sem ter que parar a vida.


"Que cada um cuide do que diz. A razão é simples: o Reino de Deus pode começar ou terminar, na palavra que escolhemos dizer."


Paz e bem!
Mary

6 comentários:

Unknown disse...

é um tema complicado mesmo isso daí
todavia, suas palavras foram bem postas

Unknown disse...

Mare, muito bem colocadas suas palavras. Creio que para algumas pessoas que irão ler, isso será considerado um absurdo, mas concordo plenamente com você. O radicalismo em certas atitudes nossas leva-nos a uma cegueira, e achamos que servir a Deus está estritamente ligada ao abandono de tudo. Mas, a cada um Ele deu a missão, e ela pode ser cumprida de maneira diferente. Gostei muito do texto. bj

Nara. disse...

Concordo com vc quando diz que nossos sonhos devem ser colocados diante de Deus, pq acredito em um Deus que honra aquele que sonha e tem propósitos, aquele que tem um objetivo e luta por Ele. Creio q Deus n "apoia" a inconstância... entende?

Quanto ao texto da Bíblia, eu vejo de uma forma diferente: Vejo que as pessoas q queriam segui-lo estavam meio q empolgadas com tantos milagres e maravilhas, e quando Jesus disse q Ele n tinha onde rescostar sua cabeça, ele tipo, pensaram duas vezes antes de terem q enfrentar essa "vida dura" q Jesus levava entende? é como se elas n quisessem sair do lugar mais cômodo p ter q enfrentar algo diferente e q n seria tão confortável... creio eu q Jesus qndo disse isso, disse por conhecer o coração deles! n sei se me expressei bem, mas eu interpretei assim! quanto às renúncias, elas devem ser feitas de maneira sábia, e por amor a Deus. E Ele mesmo testifica a Sua vontade com uma paz em nossos corações. Tem realmente radicalismos q nem o próprio Deus se agrada, creio eu. Ele diz q os sacrifícios para Ele são um espírito quebrantado e um coração contrito. A pegada é essa, Deus é amor!
Família, amigos são presentes de Deus... a gt precisa deles. Melhor é serem 2 do q 1.. a Bíblia diz isso! beijoos!

me empolguei e falei demais!
q Deus te abençoe mt !

Suelem de Oliveira Bento disse...

Para o dia a dia:

" Quem fala menos, erra menos!"

" Quem fala menos, peca menos!"

Bom Mary...Fiquei centrada no seu texto.Amo a Canção Nova, de coração...É um meio de evangelização apreciado por mim e por muitos. Mas vc disse bem, se expressou bem.Temos que pesar as palavras.Assim como elas ressuscitam...Elas tb podem matar.
Quanto a missão...Penso que temos sim que centralizarmos Deus na nossa vida.Penso que temos que fazer Dele nossa prioridade.Mas Jesus quer que estajamos em família, se não estamos bem em casa, tudo parece mal.Cristo quer que estejamos entre os amigos, para evangelizá-los.É nossa missão fazer o bem, a todos!
Mary...Participo de muitos encontros, vou a missa, mas retiro disto tudo, tudo o que a meu ver precisam sim fazer parte da minha vida. Temos que ser reflexivos.Muitos levam a palavra ao pé da letra, mas não sabem o real significado.A minha vida não é como a vida da Salette neh!? São "mundos" diferentes, vida diferente, ambiente diferente.
Tentar realizar os meus sonhos, correr atrás destes, é minha missão.Pois sei que realizando-os estarei ainda mais próxima de Deus.

Amiga...gosto das suas "críticas"!

Ótimo fds!

Descanse, se possível!

BjnhuSu...

Igor Mascarenhas disse...

Concordo contigo.

Uma vez vi que devemos sonhor os sonhos que Deus sonha para nós...

Mas não podemos descobrir qual o sonho que Deus tem para nós sem que nós mesmos sonhamos. Acredito que Deus revela seu sonho em nossos sonhos.

Largar nossos sonhos é o mesmo que abandonar a chance de sonhar o que Deus sonhou para nós.

E abandonar tudo por conta de uma missão é algo complicado.
È igual aquela passagem que diz: se teus olhos levam a pecar, corte-os.

Não vou sair por ai cortando meus olhos...

Agora, acredito que devemos acolher o chamado de Deus, e muitas vezes renunciar nosso lado humano para que Deus seja anunciado.

Agora devemos ter discernimento na hora de servir. Não adianta de nada sair de segunda a sexta nos grupos de oração falando que devemos testemunhar Cristo em nossa família se não passamos um minuto em casa.

Não vou falar mais, porque irei acabar repetindo o que disse.



Muito bom o post.
Abraços e muita benção.
Tamu junto
www.igormascarenhas.blogspot.com





Que Jesus Cresça e eu desapareça.

Lu disse...

Mari, a cada dia eu estou convencida de que o que realmente agrada a Deus é o amor e não o sacrifício. Admiro muito as pessoas que largam tudo para servir a Deus, principalmente aqueles que vivem na total pobreza. No entanto, não posso desvalorizar as pessoas que ficam do lado de cá, trabalhando e enfrentando os desafios do dia-a-dia, enfrentando a sua missão diária. Creio que o que realmente importa para Deus é o amor que colocamos na realização das coisas. Tanto faz ir evangelizar na África ou educar os filhos numa sociedade com valores tão opostos ao cristianismo, o importante é que façamos com amor a missão que nos foi confiada.Bjus!