quinta-feira, agosto 07, 2008

... o que você vai ser quando você crescer?

Semana passada ouvi uma coisa interessante de uma professora na universidade. Ela dizia que achava um absurdo um jovem de 17 anos ter que decidir o que quer fazer pelo resto da vida a partir de uma inscrição de vestibular. Para ela, uma pessoa de 17 anos ainda não tem maturidade suficiente para julgar prós e contras e assumir um curso que, provavelmente, vai definir o que você vai ser pro resto da vida.
Concordo com ela. A leviandade que persiste mesmo já no final da adolescência não nos permite exatidão naquilo que anseiamos. Dezessete anos é final de festa... terminamos o colegial , acabamos de passar pela adolescência (a melhor época da vida), às vezes conflituosa, ou às vezes mais light. Às vezes muito bem curtida, às vezes nem curtida. É hora de se preparar para entrar numa outra festa, mas dessa vez mais séria. E de qualquer forma adolescência é período-barra na vida de uma pessoa. Tudo é novo, é descoberta, é mudança... Tudo tá à flor-da-pele, todo sentimento é intenso - seja paixão ou ódio - não existe medo, desafio é a palavra. Mas até então, papai e mamãe ainda são nossos provedores. E quando acaba o colegial simplesmente a gente cai na real que chegou a hora daquela velha perguntinha ser respondida por você, agora na prática: o que você quer ser quando crescer?
Pois bem, a gente já cresceu. E agora? Eu lembro bem o que passou pela minha cabeça naquela fila do correio enquanto eu decidia qual opção de curso marcava no formulário de inscrição do vestibular. Eu não queria medicina, enfermagem, letras, pedagogia nem fisioterapia. Naquele momento, no auge dos meus 17 anos, eu só queria... liberdade! Mas, na minha imaturidade e ingenuidade, mal sabia que essa palavra está intimamente relacionada a outras três: responsabilidade, satisfação e independência financeira.
Fiz Educação Física; não gostei. Parti pra o bacharelado em genética na Biologia; lá descobri que odiava genética. Segui para a licenciatura em Biologia. E amei... o curso de Biologia. Porque os meus 3 primeiros anos em sala de aula foram uma decepção. Decepção essa que cabe em outro post, mas por motivos éticos só poderei postar aqui quando deixar de ser professora (rsrs!). E como a vida é repleta de contrários, essa tal decepção, que me foi tão danosa, me levou a murmurar por anos (Giseli, Luzaine, Elenita, Crisberg, Xande, Soninha e Lissandra que o digam!!!) que me impulsionou ao curso de Farmácia.
Queria deixar claro que tô pulando fora não da Biologia, mas da educação. Ontem me peguei a pensar se abandonar minha carreira em sala de aula, meus projetos de especialização em Biologia, dedicação para concursos, e de uma certa forma aquilo que sou hoje (Bióloga, com muito orgulho!!!) estaria sendo um devaneio, como muita gente acha. E por mais que você não concorde, sempre fica um fio de dúvida (será que eles estão certos?). Mas, hoje na terapia, sem nem tocar no assunto, bem na hora da despedida, Sílvio se levantou e disse: só um último conselho: estude! Se dedique ao seu novo curso, meta a cara no livro. Você não vai se arrepender!
Tomei as palavras de Sílvio como se fossem as palavras de Deus pra mim. Vai em frente! Nada é em vão! Deus sabe bem aquilo que eu almejo. Pode até parecer demagogia, mas quem me conhece sabe que não é. Não quero carros do ano, nem mansões; não quero viagens, celulares e TVs de última geração, nem salários de juízes ou deputados. Ele sabe que eu quero apenas paz de espírito; quero ser feliz, alcançar estabilidade. Acordar de manhã sem ter que imaginar trabalhar. Voltar pra casa com a sensação de missão cumprida. É isso que eu quero. Só isso. Pra você é pouco? Pra mim basta.

4 comentários:

Unknown disse...

Poxa Mare, você conseguiu expressar em suas palavras o que muitassss pessoas vivem. Ter que decidir muito novas o que querem ser, o que vão seguir para o resto da vida. Mas disso tudo te digo apenas: Vá em frente, aproveite a oportunidade que você está tendo em poder escolher o caminho que quer seguir, aquele que vai te dá paz de espírito... Felicidades... bj

Suelem de Oliveira Bento disse...

Oi Mary...Estou sumida neh!? Vc ja sabe...As aulas recomeçaram! Queria até ter postado sobre o reinício das aulas, mas me faltou tempo .Ontem passei rapidinho pelo seu blog, vi que ele estava de cara nova...Ia deixar recado...Mas tive q sair correndo. Hj voltei...Li seu texto.Gosto das suas palavras! Gosto da sua espontaneidade. Amiga...e concordo em cheio com vc, com a professora que disse ser os 17 anos uma idade "dificil" de tomar a responsabilidade para si. Sempre soube que a Psicologia seria meu destino.Resolvi ser psicóloga na 8º serie. Mas, se tivesse entrado na Facu logo apos o 3º ano, nada estaria sendo como agora. Os anos de cursinho me valeram muito, principalmente o amadurecimento e reconhecimento da e para a vida.
Boa sorte na sua nova jornada. E sim...Se é isso o que vc quer, não perca as oportunidades de fazer desta faculdade sua melhor espcialização! Estude muito...Dê o seu melhor. Não se arrependerá mesmo!
Td de melhor pra vc! Ótima semana!
Beijos...
Mais tarde tentarei postar uma musica que gosto...talvez ela tenha a ver com o que vc passou por estes ultimos anos!
Beijos Amiga! Nos falamos qq dia!
Su...

Gi Novais disse...

vá em frente amiga!!!
tô por aqui torcendo, como sempre...

Lu disse...

Boa sorte, amiga! Estou torcendo por vc!