domingo, agosto 10, 2008

Carta aos pais


Quando me propus a escrever um post sobre o Dia dos Pais, a primeira coisa que fiz foi escolher a foto. Passei minutos olhando para ela, admirando-a, e nada... absolutamente nada vinha à minha mente. Nenhuma idéia, nenhum sentimento. Nada. Novamente subi a barra de rolagem e me pus a olhar fixamente durante mais alguns minutos procurando um significado que me desse uma idéia para começar a escrever. E eu percebi que é realmente complicado descrever como é viajar de avião se você nunca viajou em um...

Então, ao invés de falar sobre os pais, resolvi falar aos pais. Coisa pouca, algumas mínimas palavras, talvez um grito de quem sempre desejou ter um...

Aos homens que lerem esse post,


"Se forem pais, Feliz Dia dos Pais!

Se ainda não o forem, preparem-se bem pra ser, caso desejem.

Se desejam ser, mas acham que a hora ainda não chegou, esperem.

Se não o desejarem, não o seja por obrigação ou coação.

Se, ao contrário, sempre desejaram, com toda a força de suas almas mas, infelizmente, não puderam realizar esse sonho, talvez adotar uma criança seja uma solução.

Se mesmo sem desejar, você se fez ser um deles, assuma a paternidade, não como um fardo ou como consequência de alguma possível irresponsabilidade, mas como um presente de Deus e como um ato de amor a um ser que é parte sua.

Se não tiveram um pai, e não têm noção de como ser um, peça ajuda, procure possíveis modelos, mas não se omita e não se resuma a um mero doador de sêmen.

Converse com o seu bebê enquanto ele ainda estiver dentro da barriga da mamãe. Permita a ele ouvir sua voz forte, que transmite segurança e proteção. Faça ele se remexer e desde já desejar sair do mundinho tão pessoal dele pra poder conhecer a outra pessoa que lhe permitiu vir ao mundo: você! Esteja presente sempre. Desde a primeira queda, quando ele estiver aprendendo a andar, até o dia de sua formatura. Chame atenção, grite, dê palmadas se for o caso. Mas nunca, nunca se esqueça de sorrir, de brincar, de jogar bola ou desenhar, de elogiar, de dizer que sentiu saudade e principalmente: nunca se envergonhe de dizer que o ama. Não o ame em segredo ou em silêncio; demonstre amor nos gestos, nas palavras e até nas broncas. Se não souber fazer isso, peça ajuda mais uma vez. E se ainda assim, não conseguir, dê-lhe uma satisfação: diga a ele que mesmo sem demonstrar aquilo que sente você o ama do seu jeito.

Seja exemplo de pai, de homem e acima de tudo de ser humano. Lembre-se: você será um dos moldadores do caráter do seu filho e a figura masculina de referência dele (ou dela). Poupe-o de seus problemas conjugais; resolva-os de portas fechadas. Não permita que ele cresça achando que família é uma instituição falida. Esforce-se para manter o seu lar. Mas, se não conseguir, não o condene a viver sob fogo cruzado. Dialogue sempre, isso é regra. Aprenda a compreender, a ceder, a pedir perdão... a dizer sim e a dizer não. Seja sinônimo de dedicação e proteção, e preocupe-se também em ensiná-lo sobre a vida, do contrário a vida terá muito o que ensiná-lo. Dê-lhe limites. Não deseje se realizar na vida dele, preserve a individualidade de ambos. Instrua-o para que possa viver a vida de forma idônea, reta e honesta. Permeie sua vida de valores e princípios; uma vez plantados, eles nunca serão esquecidos e você será sempre o ponto de referência de sua vida.

Fale ao seu filho acerca de Deus, da sua soberania e da necessidade de sermos sempre tementes e obedientes a Ele. Seja seu amigo; tenho certeza: você nunca o perderá para as drogas. Nunca tire a autoridade da mãe; espera-se que ela aja da mesma forma. Esteja ao seu lado em todos os momentos. Ofereça seu colo ou seu ombro para secar-lhes as lágrimas. Enfim, faça jus ao cargo designado a você por Deus, que podia muito bem ter monopolizado o sistema de criação, mas optou por lhe conceder a dádiva de portar a semente da vida e de poder se tornar alguém tão sublime e privilegiado: um pai, tal qual Ele é!"

Paz e bem!
Marianne

10 comentários:

João Florencio Damasceno Neto disse...

...É, vc é cruel msm,me fez chorar logo pela manhã...rsrs!
Mais é isso si Mare,bem dito suas palavras e conselhos aos pais...é assim que procuro me comportar c meu filho...ele veiu dormir aqui ontem e nós dois deitados eu falei c ele: ' filho,to relembrando quendo a 1ª vez que te vi.tava te espertando na porta( a mãe dele n me deixou assitir o parto,srsrr)e quando a enfermeira saiu c vc,n te deixei em nenhum instante...tão pequenino,te amei cm te amo sempre!'Todos so dias falo que o amo, q ele é o ser mais importante da vida vida! e procuro n deixar que esse dizer ' eu te amo' soa cm algo rotineiro.Esses conselhos Mare,são de uma pessoa sabia cm vc e quero a cada dia ser assim...OBRIGADO!
Sou muito feliz por ser PAI!!!


Neto Damasceno( ainda em lagrimas)

Lu disse...

Ahh amiga, que coisa mais linda e emocionante! Sem palavras! "Não o ame em segredo ou em silêncio; demonstre amor nos gestos, nas palavras e até nas broncas...". Amei esse trecho, pois não bastar amar é preciso fazer com que o outro saiba e sinta que é amado.Bjus, amiga!

Unknown disse...

Realmente é estranho escrever sobre pais se vc não é um,mais se vc perceber não é tão complicado ao olharmos os exemplos de alguns bons pais..Bom a figura paterna tem grande importancia na vida das pessoas,é muito bom ter um pai amavel,dedicado,q der broncas as vezes,pq é uma forma de q se importa e se preocupa com o filho,as vezes a repreenção é pro proprio bem!!
Mais por fim,amei,muito bom e criativo!!!
FELIZ DIA DOS APIS TB PARA TODOS AQUELES Q SÃO E DESEJAM SEREM PAIS!!
:)

LUCIANO MEDRADO disse...

Bem verdade. Também não sei falar de pai. Tento procurar palavras mas não encontro nenhuma que possa de forma segura expressar. Eu tive um pai. Tive apenas como um título, mas não tive paternidade. Eu gostaria de crescer ouvindo os conselhos do meu pai, de trocar idéias com ele, conversar sobre meus sonhos, minhas fases de vida, sei lá, falar de qualquer coisa etc.; mas não tive essa oportunidade, nem eu e nem ele oportunizamos. Isso fez falta. Falta de referência em muitos campos. Referência masculina, referência viril, referência herói... Sei lá, tantas outras referências das quais necessitava para crescer como "homem" e hj todas estão desfalcadas. Culpar? Hj não, antes até o inferno. Hj busco compreendê-lo em sua ausência. No dia dos pais preferir passar dormindo o dia inteirinho. Fuga? Talvez. Esquecer que aquele domingo era o dia a ele dedicado? Não dava. Todos aqui em casa foram ao Espeto de Ouro, eu fiquei. Comemorar? O que? Nada tinha a comemorar. Saudade? Não tenho. Não se sente saudade de alguém que sempre foi ausente. Ser pai? Não sei.
Luciano Medrado.

Ione Rocha disse...

Lindo amiga!
Vc aprendeu a ser pai aonde hein?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Candace disse...

Perfeito seu textoo!!! vc tem o dom de escreverr.. só pode!!!
me emocionei muitooo! Sou feliz por ter o pai que eu tenho!!!!

Gi Novais disse...

É...há os que têm pai, os que não têm, os que pensam ter, e os que o criam para si...

Suelem de Oliveira Bento disse...

Má...Td bem por aí? Tenho que dizer...Mas uma vez...Você arrasou!
E gostei desta comparação. Realmente, quem nunca andou de avião não sabe o que é isso. Eu já andei no avião, ainda ando! Mas as viagens são sempre cheias de surpresas. Muitas vezes estamos num dia lindo, com céu claro, viagem tranquila. Em um outro, as turbulências muito nos assustam. A maioria das vezes ficamos estacionados no aeroporto esperando a melhor hora de voltar ao céu.
Amiga...Linda...Td de bom pra vc!
Amei seu escrito, suas colocações, cada palavra sua. Sempre sincera!
Ótimo dia!
Fique em Paz!
BjnhuSu

QuEm SoU Eu? disse...

PerfeitoOoOoOo!!! Amei!!! Graças a Deus tenho um pai maravilhoso e rezo a Deus q Ele me conceda a graça de saber escolher bem o pai para os meus filhos =) Sei q escolhestes bem amiga...Bjs=*

Suelem de Oliveira Bento disse...

Máaa...Passando so pra dizer que qs não estou tendo tempo de ficar na net...Mas que estou sentindo muita falta de falar com você.
Semana que vem acho que estarei um pouco mais aliviada...Hj talvez estarei no msn a tarde...Chamo vc se estiver on. Hj tenho que terminar meu MEMORIAL ESCOLAR...entrego hj para o professor...Imagina quanta coisa não se passou por minha vida nestes bons anos!!!
Ótimo fds!
Muita Paz no coração...
Beijo grande!