segunda-feira, março 30, 2009

Frágil demais...

É incrível. Basta uma situação vir à tona e eu me lembro de alguma coisa que ele falou. Hoje, o trecho é o seguinte:

"Nós, humanos, temos uma dificuldade imensa de lidar com a fragilidade do outro (...) Não estamos preparados para encarar a fragilidade. Parece que a nossa educação está sempre voltada para nos revestir de uma coragem que nos faz esquecer o limite."

(Pe. Fábio de Melo)

Ontem me perguntaram como eu estava. Confesso que costumo responder que estou bem, mas, na maioria das vezes, não passa de uma resposta meio que mecânica. Pois bem, ele me perguntou, e eu resolvi dar uma de sincera, sei lá, talvez até a nível de desabafo, ou pra tentar dividir um pouquinho essa carga que anda demasiadamente pesada para os meus tenros 40kg.

- "Não, hoje eu não tô bem".

Acreditem: eu ouvi um sermão por causa disso. E ainda recebi uma ameaça amigável: "da próxima vez que eu encontrar você, e você me disser que não está bem, você vai ver!". (...)Imediatamente recordei-me desse trecho de uma pregação do Pe. Fábio cujo título é O direito de ser fraco (e que eu postei aqui em outubro/2007 - vide arquivo do blog). Mas, sinto informar. Eu sou fraca. Há dias nos quais estou muito bem, há dias nos quais não estou, e há dias que eu tô péssima mesmo, só o bagaço. Isso não me faz menor diante de Deus, nem muito menos me afasta dEle, já que sua Palavra me assegura que "...quando sou fraco, então é que sou forte" (II Cor 12, 10). Sabendo bem quem eu sou, tomando ciência dos meus limites e fraquezas, dos espinhos e das dores fica mais fácil me colocar diante dEle... fica mais fácil tentar consertar o que não está no lugar.

Essa mania de fortaleza e de infalibilidade que algumas pessoas apresentam me perturba, mas sobretudo, me preocupa, porque eu era assim e garanto: no dia em que a gente dobra uma esquina dessas da vida e se bate de frente um limite nosso que era desconhecido, o choque é doído... ou você muda ou se deprime. Por isso Pe. Fábio fala que é necessário sangrar, colocar pra fora, apurar as causas. Escondê-las pra quê? Se Deus vê tudo? Mentir que não as tem... pra quê? Desilusão é coisa ruim de se viver...

Sou fraca viu? Muito. Tenho segurado as barras que posso, porque também creio que Deus nunca nos permite algo que não suportemos. Ele sim é fiel. Eu não. Eu tento ser. Ora consigo, ora não. Quando isso acontece eu sinto vergonha, olho pra Ele, mas Ele me diz: levanta, tenta de novo! E lá vou eu! Ele, mais do que ninguém, sabe de mim. Eu não canso de repetir isso aqui. E eu me comprazo em suas promessas e na certeza de que a minha salvação depende justamente do que Ele sabe de mim, e não no que os outros vão me dizer na próxima vez em que eu não estiver bem...

6 comentários:

Carolina Braga disse...

'Desilusão é coisa ruim de se viver...'

Deus do céu!... Em cada letra desse teu texto iluminado e lindamente - sim, lindamente e divinamente- humano vi a pessoa que agora vos escreve. Mari, não preciso te dizer o que você já sabe né? Mas lembra quando o mesmo Pe. Fábio de Melo diz para não compartilharmos o que é sacro para nós para quem possivelmente o banalizará. Enfim, você sabe exatamente o que eu quis dizer. Eu creio. Da próxima, compartilha isso teu tão sacro com quem acolha com o mesmo amor que provém do Pai. Soou como um conselho né? Sorry, senti a necessidade de dizê-lo. Qualquer coisa, em literal, estou aqui.

Beijos, força e coragem!

PS: Parabéns por seres quem és! ;]

Marina disse...

Nossa... sabe q tenho me sentido assim... completamente FRÁGIL... cansada de fingir que está tudo bem qnd dentro de mim o mundo desmorona...

Quase chorei lendo seu post... obrigada pelas palavras...

Paz eBem
Mari

Suelem de Oliveira Bento disse...

Mary, partilho com vc que já sofri inumeras vezes pela rotulação do outro em não aceitar a minha sinceridade de "não estar bem", ou de não ter o direito de estar muito mal. Não preciso ser "Feliz" todos os dias. Há dores que machucam muito e nos fazem sangrar. Temos o direito de nos adentrar em nós mesmas. Só não podemos é faltar com respeito ao outro, e isso eu não faço e acredito que nem vc.
Mas qde aprendi que não deveria estar "feliz" todos os dias para os outros, passei a ser eu mesma, com minhas limitações, angustias e ansiedades. Hj, se alguem me pergunta: " Td bem?" Eu, aprendendo a aceitar e a ser sincera, se estou muito bem, respondo calorosamente que Sim. Mas se estou cansada, magoada, etc etc etc...Respondo: "Não estou nos meus melhores dias, mas ficarei bem." Estou aprendendo a me amar e a não me cobrar tanto. Tem me feito muito bem.
Amiga, desculpe-me se não fui tão clara. Tenho "n" coisas para escrever sobre este post...Mas está corrido por aqui. Espero que entenda. Assim que der tempo corro para ver o escrito passado. Estou curiosa!
Bjão!

Lu disse...

Mari, eu sei como esses pré-julgamentos machucam e angustiam. É muito fácil pra quem está de fora olhar pra gente com as melhores das intenções e dizer: "Isso vai passar! Isso vai melhorar!". Vai passar sim, é claro! Mas não é mágica, não é sorrindo de maneira falsa que vai passar. Todos temos o direito de viver os nossos piores dias, acordar de mal-humor (quem tem TPM que o diga). Aceitar as fragilidades é um aprendizado como vc falou. Um dia você acorda e ver que não é super-homem nem mulher-maravilha, que as coisas mais banais podem nos desestabilizar. Talvez essa pessoa não tenha enxergado ou não queira enxergar isso. Fica com Deus! Bjus!

Unknown disse...

Imagino como essa situação deve ter sido pra você. Muitas vezes quando dizemos a verdade que tá lá no fundo do nosso coração de como estamos parece que algo ruim para aquela(s) pessoa(s) que nos escuta. Mas não deixe de falar como você realmente está, mesmo que você se arrependa depois ou que não seja a pessoa certa para quem você disse. O importante é fazer aquilo que ti faz bem independente dos outros... bj

Nara. disse...

Mari, acabei de ler esse post.. e nossa.. sem palavras... me lembrei dessa música aquii, que fala demais cmg..

Para ser feliz
Pra. Ludmila Ferber

Eu não preciso matar um leão
todos os dias para ser feliz.
Eu não consigo carregar o mundo nas costas.
Eu não sou uma máquina de erros e acertos.

EU SOU GENTE DEPENDENTE DA GRAÇA DE DEUS.
EU SOU GENTE DEPENDENTE DA UNÇÃO
E MISERICÓDIA DE DEUS.

Está escrito ao meu respeito
na Palavra do Deus Vivo:
Tudo, tudo é possível ao que crê!
Então me agarro às promessas.
Se Deus diz, assim será.
Mesmo estando abatido Ele me levantará.

Porque é Ele mesmo quem faz forte ao cansado.
Eu digo amém..
E recebo força sobrenatural pra ir além..

o Leão de Judá já carregou
todas as dores e enfermidades...

SOU LIVRE...CURADO...
NA CRUZ O MEU DIREITO
A SER FELIZ JÁ FOI SELADO

beijo Marii... te admiro demaaaais!