quinta-feira, março 26, 2009

Estranho

Estranho. Ultimamente você tem me sido tão estranha...! Eu olho pra você e não a reconheço. Eu tento olhar nos seus olhos, mas você me evita. Eu vejo seu semblante mais leve, seu cabelo mais solto, suas roupas sempre novas, e uma cara supostamente mais feliz, mas eu não me engano; ainda acho que isso não passa de uma fuga. Você se tornou o oposto - o completo oposto - de tudo aquilo que sempre criticou, de tudo que sempre odiou, e eu não consigo não me assustar com tamanha transformação. Tá, eu sei, as pessoas mudam, eu mesma mudei pra caramba, e acho isso válido, mas desde que a essência permaneça, o que não tem sido o seu caso. Naturalidade tem limite. Às vezes ela nos arrasta para o fundo do poço. É só pensar nos mosquitos. Eles são natualmente atraídos pela luz. Mas quando chegam muito perto das lâmpadas, acabam tostados... Tem sido muito difícil pra mim ver a sua natureza te derrubando aos poucos, sem que você perceba. Pior do que conviver com um estranho é ver nascer um, da noite pro dia, bem debaixo do seu nariz. E não poder fazer nada pra impedir o processo de estranheza (essa palavra existe???), nem saber pra onde ir nem o que fazer com essa sensação de que você tá mais pra extra terrestre do que pra gente do planeta que você mesmo me ensinou a chamar de "nosso" e a reconhecer seus padrões, protocolos e princípios. Eu não achei que sentiria tanto ao ver, um dia, tudo tão bagunçado e esparramado, sem perspectiva de reparo ou recomeço, seja lá qual for. E eu sinto mais ainda por perceber que você é uma das peças no meio da bagunça, e eu sou outra, perdida sem saber por onde começar a organização, se é que eu tenho capacidade para tal. Eu só queria que você percebesse melhor os caminhos colocados ao longo dos 180º que te semi-circundam e escolhesse aquele que fosse menos doloroso pra você e pra todos nós, porque 20 anos de sofrimento consecutivo dilacera qualquer alma... Acho que já chega, não? Só isso.

Um comentário:

Lu disse...

Amiga, eu acho que sei do que você está falando e fico triste por dois motivos: Primeiro por concordo com vc quando disse "ainda acho que isso não passa de uma fuga" e segundo por ver vc sofrer e não poder fazer nada. Se ela tivesse mudado, mas com atitudes que nos mostrassem que era uma mudança madura aí sim eu ficaria feliz. Infelizmente pelo pouco que conversamos acho que é uma "alegria aparente", pra mostrar que está tudo bem, mas lá no fundo não está e nós sabemos, só ela ainda não percebeu. Espero sinceramente que você não se sinta culpada por não poder fazer nada, porque felizmente ou infelizmente ela é livre pra escolher e a menos que ela QUEIRA nada que alguém falar ou fizer vai mudar. Por outro lado penso também o quanto essa situação pode ensinar pra mim e pra você. Não tome como um julgamento porque é claro que é mais fácil analisar uma situação cá de fora, ainda mais eu que sou uma estranha. Devemos nos dar conta da nossa fragilidade e assumi-la, não ter vergonha de chorar, pedir ajudar, romper, recomeçar. Contamos com a ajuda de Deus, mas não somos super-heróis. Abraços, amiga! Que Deus te abençoe, vá onde eu não posso ir e faça o que eu não posso fazer.