quarta-feira, julho 16, 2008

Feed back negativo

"...seria tão bom se pudéssemos nos relacionar sem que nenhum dos dois esperasse absolutamente nada, mas infelizmente nós,a gente, as pessoas, têm, temos - emoções.”
(Caio Fernando Abreu)

Quem me conhece, bem sabe: eu ainda não alcancei um nível de elevação espiritual suficiente para poder viver literalmente esse lance de “dar sem receber”. O discurso é belo, traz até um tom de heroísmo e santidade, e eu não duvido que existam pessoas que vivam-no. Mas, eu, muito particularmente, acho que reciprocidade é fundamental nas relações. Somos humanos, temos emoções, sentimentos, expectativas. Se nosso corpo depende de combustível pra manter as funções vitais [oxigênio, água, alimentação, vitaminas, luz solar], nossa alma também precisa ser suprida de alguma forma. Esperamos feedbacks, retornos, acho que esse sentimento de se sentir de alguma forma inserido na vida daqueles que a quem consideramos imprescindíveis na nossa vida nos move, nos impulsiona a continuar. Entretanto, nem sempre a gente ocupa o mesmo nível de importância na vida de quem a gente considera importante. Quando existe significado, a nossa vida e todos os acontecimentos dela só tomam sentido quando os partilhamos com aqueles que são de fato significantes. Quando a pessoa nos é especial, ela torna-se essencial, sempre, e em grande parte dos movimentos do nosso viver existe a presença do outro. Contudo, como citou Shakespeare, “não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam...”.

Não mesmo. Mas como eu não tenho vergonha na cara, teimo em acreditar que todas as pessoas do mundo pensam, sentem e agem como eu. Doce ilusão. Alôôu!!! Acorda, Marianne! O mundo é cruel. A maioria das pessoas também. E não resta saída. Ou a gente mantém a inverdade de uma relação unilateral ou se acostuma com essa crueldade. E por mais que doa, prefiro a última opção.
Paz e bem,
Marianne

9 comentários:

ExPeRiÊnCiAs De UmA aLmA disse...

Mari,
As vezes sinto a mesma coisa q vc descreveu mto bem neste novo post...tenho sentido q mta gente só se lembra de mim qndo realmente precisa...ligar só saber se eu tô bem ou p perguntar se preciso de algo tem sido cada vez mais difícil, as tenho procurado aceitar o tempo de cada um, e conviver com isso sem mágoas...tenta o mesmo, é difícil mas não impossível. Te AmoOoOoOo!! Bjs

Unknown disse...

Muito bacana seu texto Mare. Acho muito legal quando vc "discute" com vc sobre as coisas da vida. acho isso importante, a gente aprende com isso. rsrs.
Uns três anos atrás fiz a experiência sobre o que vc escreveu e para mim foi muito válido. Mas, no final das contas percebi que na realidade tudo que fazemos é porque queremos retorno, pode até ser egoísmo, mas é vital para nossa natureza humana dar e receber. Então, mesmo que falem e digam o contrário, prefiro deixar as relações unilaterais e o dar sem receber para aquelas pessoas que realmente estão prontas e conseguem viver assim, pq eu querida dou e quero receber. rsrs.
bjão querida.

Unknown disse...

NOOOOOOOOSSSSSSSAAAAA!
Me deu vontade de "sair mandando" esse texto para um "bando" de gente que conheço, convivo, amo...

Você mais uma vez arrasou!Disse um bocado de coisa que eu já senti mas nunca passei para o "papel"!

Todos os sentimentos bons deveriam ser recíprocos e "idênticos" em modo e tamanho...rs!

Saudades d´ocê!

Unknown disse...

Penso que atingir tal nível de nobreza de alma, a ponto de não cobrarmos reciprocidade de atitudes e sentimentos que temos para com os outros não é nada fácil.

Digo isso pois por mais que nos enganemos tentando justificar as atitudes das pessoas quando elas não condizem com aquelas que esperamos, sabemos que no fundo estamos tentando arrumar desculpas por elas, para não nos desiludirmos e deixar de ser como somos.

Sinto isso, quando faço, digo, ajo esperando que também façam, digam e ajam comigo e, no mais das vezes, o que recebo é frustração por minha expectativa, aí me vejo arrumando pretextos pra justificar a ausência daquela palavra, ação, presença quando precisei e esperei tê-la.

Paciência, a vida é assim mesmo, nos resta aprender a conviver com os contrários, levantar depois de cada golpe e prosseguir acreditando que uma hora toda nossa dedicação será reconhecida e devidamente correspondida.

LUCIANO MEDRADO disse...

Oi, gostei do Alôou (rsrsrs) Na verdade é impáfia esta crueldade que fazem conosco. O que faz uma pessoa adentrar no que há de mais secreto em nosso ser que é a nossa intimidade, instalar seus sentimentos e depois dispensamos apreço por esta pessoa e nem sequer somos retribuídos na mesma medida ou quem sabe um pouco menos. Às vezes fico a pensar que sou muito dado nas relações e nem sempre a medida exata desse dar de si aos outros. Abração Mare.
Luciano Medrado.
www.lucianomedrado.blogspot.com

Suelem de Oliveira Bento disse...

Nossa, eu não acredito que te encontrei! Você passou pelo meu blog, tentava entrar no seu, mas nada. Não conseguíamos.Mas vi seu post no Pedra Violeta, e então vc deixava seu link, só assim...Te encontrei e cheguei para ficar viu!? Quero pessoas Humanas para o meu convívio, quero escrever e quero que os outros "entendam" o que estou escrevendo, ou o que estou tentando passar.
Pelo jeito tb é admiradora de Pe.Fabio neh!? Simplesmente, Amo!
Belo seu texto.Belo seu espaço...Quero ter um tempinho para percorrer por aqui!
Fiquei Feliz!
Beijos...
Su...

Suelem de Oliveira Bento disse...

Oi Mary!Bom Dia!Resolvi postar este texto após ter lido o seu.Deixei um comentário pra vc lá embaixo, vc viu!? Sobre sua primeira postagem da página.Onde falava do Pe.Fabio.E, consequentemente, de AMOR, AMAR!
Acho que é isso, as pessoas se decepcionam com as pessoas, ou não as conhecem em profundidade pq estão cada vez mais distantes do Amor.
Ótimo final de semana pra vc!
Paz e Benção!Seja Feliz!

Ah, não tenho Orkut! Mas tenho msn, se quiser, pode adicionar:
suelempsico@hotmail.com

BjnhusSu...

Lu disse...

Amiga, eu também não aprendi o ensinamento de Jesus: se lhe bater numa face lhe ofereça a outra. Felizmente ou infelizmente já tive qu deletar algumas poucas pessoas que se acharam no direito de bater acho que nas duas faces de vez...rsrs. Sim, eu espero das pessoas. Espero o mínimo de respeito e de consideração. Hoje eu realmente desconfio desse "amor desinteressado". Aliás, hoje eu desconfio de palavras e como diz o povo: eu quero é prova! rsrs Adoro vir aqui ler aprender um pouco mais sobre a vida! Bjus!

Igor Mascarenhas disse...

Penso que a idéia de "dar sem receber" é o que os monges falam de morrer para Deus nascer.

Isso não quer dizer que nós não precisamos de um feedback, mas que precisamos as vezes nos esvaziar para enxernos do amor do outro...

Concordo plenamente contigo que é preciso uma comunhão recíproca e penso que se "eu" começar a testemunhar isso a cada dia, nós seremos mais felizes!

Tamu junto