domingo, julho 20, 2008

Eu também queria um manual...!

Um manual de instruções sobre como VIVER. Como levar a vida em meio a tanta coisa que contraria a dinâmica da vida. Como continuar vivendo no meio de pessoas que pouco se importam com suas vidas, e muito menos com a vida dos outros. Como se comportar e como se sentir diante de gente que sabe que não se deve beber e dirigir, mas mesmo assim o faz e acaba tirando a vida de outras pessoas na próxima esquina. Como continuar, meu Deus, quando a vida se tornou algo banal, algo que pode ser usado e tirado de você sem que você permita! Como prosseguir, se matar, roubar, trapacear, xingar, ofender e bater tornaram-se coisas tão comuns e tão normais! É como se a gente tivesse deixado de ser gente e tivesse se transformado em um bando de robôs feitos de metal, sem coração, sem dignidade, sem alma, sem essência, sem nada. Acho que é por isso que eu e Lu andamos à caça de um manual de instruções. Porque temos lidado com robôs cotidianamente. E não dá pra lidar com máquina sem ter um manual.

Olha pra gente! 25, 26 anos... nem chegamos ainda na metade da expectativa de vida do ser humano e já vivemos sem expectativa... Olha pra gente! Meu Deus! Isso é grave! É triste! Em outras palavras, palavras mais duras e fortes, tem dia que a gente não suporta viver. Tem dia que a maior dádiva do mundo, a nossa vida, se torna um jugo pra gente. E principalmente, como tem sido difícil suportar a vida de algumas pessoas. Incomoda, machuca, destempera e desgasta a nossa. Quer dizer, passei a vida inteira fazendo o máximo para não ser fardo na vida dos meus pais, avós, professores, superiores religiosos e chefes, e o que eu percebo é que ninguém se importa em se esforçar para não ser fardo na minha. Minha mãe não me disse que a vida era dura desse jeito. Hoje eu entendo que era uma realidade que ela mesma fingia não enxergar. Todo dia eu gritava dentro de mim: "por que minha mãe não me avisou que era assim?" Essa pergunta cotidiana ecoa lá no fundo, às vezes em tom de mágoa. Mas, entendo também que talvez ela estivesse querendo me proteger; ou seja, errou tentando acertar. Ou talvez ela não tenha dito porque não tinha o tal manual... e sabe por que ninguém tem o tal manual? Porque ele não existe! Ou, quem sabe, ainda não está pronto. Manuais e protocolos existem apenas para ritos específicos e exatos. E de exata a vida não tem nada. Nem a hora de começar, nem a hora de terminar. Nem os eventos intermitentes, nem os próprios personagens que os interpretam. Por isso a gente tem que viver um dia de cada vez, aproveitando cada minuto e tentando escrevendo o nosso próprio manual.

Um manual de intruções sobre como sobreviver nesse campo de batalha que a vida tem sido pra gente. Sobre como sobreviver tendo que presenciar tanta droga, tanta corrupção, tanta fome, tanta miséria, tanto ódio, tanta inveja, tanta hipocrisia, tanta mentira, tanta ganância... como sobreviver vendo as famílias ruirem, tantos pais matando filhos, seja fisicamente ou por falta de amor... ou vendo tantos filhos matando os pais, seja fisicamente ou por desgosto e preocupação... vendo o mundo lutar a favor do aborto e da eutanásia... vendo gente catando lixo pra comer... vendo gente morrendo na fila do SUS... vendo a gente cada dia mais distante de Deus. Vendo o planeta ser permeado de contra-valores. E eu aqui, me sentindo impotente, de pés e mãos atadas. Sem saber o que fazer. Construindo meu próprio manual que, diga-se de passagem, não é o correto. Mas é aquele que tem me ajudado a sobreviver.
Paz e bem!
Marianne

P.S.(Inspirado no texto "Queria ter um manual..." - fonte: http://www.fadaaine.blogspot.com/)

11 comentários:

Lu disse...

Pois é, amiga! O que sinto é exatamente isso: impotência! Enquanto alguns poucos tentam a todo custo dar o seu melhor, outros não fazem cerimônia em mostrar o seu pior. O nome de uma comunidade no orkut resume o que sinto: Pare o mundo que eu quero descer!Nunca imaginei que chegaria aos 25 anos pensando assim. Creio que agora estou enxergando a vida como ela é, sem máscaras, sem maquiagem alguma.Sinceramente, prefiro nem imaginar como estará tudo daqui a alguns anos....

Unknown disse...

É Mare... a realidade é dura.
Tudo que está acontecendo com o mundo e principalmente com as pessoas machuca muito. Criamos armaduras para nos defendermos de tantas coisas que nos acontecem. Creio que Deus está olhando para nossas ações e lance seu olhar misericordioso sobre nós. bj querida

Suelem de Oliveira Bento disse...

A tristeza toma conta do meu coração quando vejo que pessoas não sabem respeitar pessoas. Que a vida do outro se tornou descartável.Que a própria vida já não tem mais valor.Já estamos cansadas de ouvir que droga faz mal, cigarro pode matar, bebida não convém...Mas são cada vez maiores os numeros de usuários de drogas, cada vez maiores as doenças de pulmões, cada vez maiores pessoas matando o outro e desfazendo famílias pelo uso de bebidas.Isso só pra citar alguns desrespeitos à vida humana.
Por que as pessoas não se conscientizam? É preciso entender que não precisamos fazer muito, só precisamos fazer A NOSSA PARTE!
Mary...Bela postagem!
Ótima semana pra vc!
Este fds estive em BH(casamento de um amigo), por isso não passei pelo msn.Mas já te add hj!Conversamos qd der! Legal!!!!
BjnhusSu...
Paz no coração!

Suelem de Oliveira Bento disse...

Mary...Esta semana estou ate tarde no trampo.Vc pode conectar a noite?Depois das 19:30h estou em casa.Vamos ver se nos encontramos...rsrs
BjnhuSsu...

Unknown disse...

Vim aqui retribuir a visita e o carinho! E achei muito legal o fato de vc se sentir como eu sobre o lance de reciprocidade!

Posso colocar teu link no meu blog?

Um beijo, querida!

Túlio disse...

Oi Mary, tb adorei seu blog, li o ultimo post, depois o penúltimo e assim sucessivamente. Vc escreve muito bem, de forma viciante para o leitor. Posso ligar seu blog no meu?

Beijos de um novo fã!

ExPeRiÊnCiAs De UmA aLmA disse...

Amiga, como sempre, adorei seu novo post...bem sincero, real, coeso...mas discordo da necessidade de um manual...sabe pq? Seria mto chato se houvesse um protocolo, um ritual, um manual a ser seguido para se viver...o bom da vida é justamente esta inconstante expectativa, essa incerteza, o que pode ou não acontecer e a possibilidade de fazermos diferente a cada dia, de mudarmos...e somente em razão dessa constante incerteza é que buscamos diariamente melhorias para a nossa vida...pense nisso ;)
Ps. Mudei o visual do meu blog...passa lá depois. Bjs=*

Anônimo disse...

Oi Mari, mas uma vez concordo com vc. Eu me sinto com medo as vezes e impotente também, nem sempre eu reajo bem as coisas, nem sempre eu sou forte, e quase sempre sou estourada. Se eu pudesse teria um manual pra saber viver, um manual pra não deixar as pessoas me machucarem tanto, e pra não machucar os outros também.
Beijos
Deus te abençoe.

Unknown disse...

Impotência...Tá aí um dos piores sentimentos,caminha lado a lado com o remorso,acho.
Impotência é o que a gente sente quando percebe que o mundo "está acabando" e que isso parece não ter fim...Viagem isso, não?

Ai ai...
Fico me perguntando: Será que ainda tem jeito???
Se alguém puder responder eu quero saber...

Suelem de Oliveira Bento disse...

Oi Amiga! Td bem? Ontem postei sobre dor! Amei o seu comentário!Deu até vontade de acrescentá-lo na postagem...
E hj...estou aqui com uma coisa no coração.Acho que uma dor...que como Pe.Fabio disse não tem horas pra chegar.Chegou, simplesmente.Ontem estava pensativa por algumas coisas que ouvi e não queria ter ouvido. E hj, fui seguir a Canção Nova pela net...pois o pessoal de Areado está lá( minha irmã e amigos), e o acampamento de Cura e Libertação está ao vivo so na net. Chorei...chorei muito, lágrimas que a tempo não escorriam.Uma vontade de estar mais próxima de Deus.Tem tempos que estou prometendo:Quero um trabalho q me aproxime de Deus!Quero ter mais tempo para Deus.E assistindo o pregador, a Paz foi tomando conta de mim.Mas ainda fica a vontade de estar mais próxima de Deus, sempre.
Agora pareço estar dormindo, me sinto leve.Uma cura...Quero que o meu tempo seja o tempo de Jesus Amiga! E dps te explico!
Queria me desabafar...Escrevi pra vc!
BjnhuSu...

LUCIANO MEDRADO disse...

Não temos um receituário. Hj as livrarias estão com suas prateleiras entupidas de pseudos manuais, indicando o caminho das pedras preciosas ou o mapa da mina. E escritores que publicam tais manuais é de fato os que ficam entesourados. Meu manual é o cotidiano, este espaço temporal sempre incerto, onde descubro que a cada vivência, um aprendizado. A vida não pode ser tão tacanha assim. Eu quero é viver. Dar importância a minha vida. E se isso acontece, a vida do outro também se torna importante. Não sou egoísta a ponto de querer valorar somente a minha existência. Tenho que fazer que àqueles que de mim se aproximarem, também sintam-se importantes, acima de tudo. É isso aí Mare, temos que resistir aos dias maus.
Abração,
Luciano Medrado.
www.lucianomedrado.blogspot.com