segunda-feira, junho 08, 2009

Em paz.


Tenho me surpreendido comigo mesma. Determinadas coisas, sobretudo sentimentos e sensações ruins, têm permanecido em mim durante muito pouco tempo. Aliás, permita-me usar o superlativo: durante pouquíssimo tempo. Uma tempestade, um furacão, uma tormenta que eu pensei ser sem fim. Uma enxurrada que me arrastou, me sugou para o fundo de um poço e quase me afogou. Uma dor aguda, funda, que talvez eu nunca tenha sentido igual. Uma dor que nem tem nome, de tão dolorosa [perdoe-me a hipérbole... mas hoje estou um tanto quanto exagerada!]. Uma dor de alma que de tão grande e de tão intensa não coube em si, nem coube na eternidade da minha alma, e acabou por ressoar pelo corpo, causando uma agonia física angustiante. Entretanto, o mais interessante foi perceber que essa dor tão lancinante me custou apenas duas madrugadas em claro. Optei pelo perdão. Gritei, xinguei, chorei... vomitei tudo que havia de ruim dentro de mim, tudo que havia apodrecido. Lancei fora... já bastam as tralhas do passado que me são tão pesadas, e que não consigo tirar de dentro de mim. Aliás, descobri que perdoar envolve muito mais coisas do que eu pensava; envolve renúncia de si, envolve quebra de orgulho; a gente tem que lançar fora o egoísmo e recalibrar a nossa balança interior que indica o que vale e o que não vale a pena. Mas, sobretudo, requer decisão. Hoje consigo lembrar de tudo sem dor. Estou em paz. Acreditem, eu nunca achei que isso fosse possível. Mas eu não me engano; essa força veio do Deus que habita em mim. E me sustenta. E me faz prosseguir. E dEle não me aparta. Nunca.


P.S. (Um agradecimento especial ao Pe. Fábio de Melo, que com sua inspiração divina me ensinou que "não há significado no sofrimento senão na relação com a redenção que ele nos traz. Sofrimento por ele mesmo não serve pra nada, é masoquismo. Sofrimento na perspectiva da superação dos limites é sabedoria." Se não fosse ele, confesso, teria sido bem mais difícil...)

11 comentários:

Igor Mascarenhas disse...

Lembrei daquela expressão, pela cruz chegar a luz.
Gosto da sensibilidade das suas palavras, transmite com clareza a imagem de uma mulher madura que sabe ouvir a voz de Deus.
Te desejo muita força irmã.
Tamu junto

Verônica Barbosa disse...

Fiquei feliz com essa mensagem...
com certeza o perdão é uma porta para a cura das dores da alma...

Joquebede disse...

Mari... mais um texto q vc escreve e que me emociona.. fico feliz q vc tenha conseguido perdoar.. pq "perdoar envolve muito mais coisas do que eu pensava; envolve renúncia de si, envolve quebra de orgulho.." e o q tão dificil de fazer..
Seus posts me ensinam .... bjinhooss

Pati Eça disse...

Que bom Mari, é muito bom quando a gente consegue se livrar desses sentimentos ruins que só nos fazem mal e nos jogam pra baixo. E olha tem muita gente no mundo que não consegue isso não, sabe porque? Isso é ação de Deus em nossa vida, é crescimento, é amadurecimento.
Você é especial Mari e eu gosto muito de você.
Beijos meu e de Gustavinho, rsrs

Gi Novais disse...

Os Filhos do Céu são assim amiga...parabéns pela decisão! Perdão foi feito para dar mesmo, embora exija, as vezes, um desgate doloroso, é sempre a melhor escolha...tomar q nós consigamos agior sempre assim.

Jamille C Dias disse...

"envolve renúncia de si"

isso é o mais díficl.

Nossa, sem palavras!

Carolina Braga disse...

'...essa força veio do Deus que habita em mim.'

Acho tão bonito quando você diz isso. ;]

Parabéns! É isso ae! Um passo de cada vez. Um sol a cada dia. E no final a gente vê, como a própria Maitê Proença lindamente certa vez falou, que o Clarão é Deus.

Beijos, moça talentosa! =)

João Florencio Damasceno Neto disse...

Somos tão parecidos mesmo, como um dia me falaste que temos nossas 'almas gêmeas’. Não sei se queria que fosse, porque sabes do pouco de mim (ou ate mais que imagino que sabes rsrs) que sou um homem provado na dor, no sofrimento, nas lagrimas, nas madrugadas em claro... Mas hoje, como você, estou em PAZ!!! Esse sentimento que só tem aqueles que sabem perdoar... Saiba decisão. Sei muito bem o que passou... Mesmo sem saber!Às vezes te vejo tão frágil, tão pequenina, mas cada vez mais me comprovas que tamanho e peso, rsrs,não tem nada a ver com força interior E essa você tem e sabe muito dignamente como e onde
busca-la... Mim surpreendes! Deus te fez assim para provar, ainda que Ele não precise provar nada, que é na fraqueza que somos fortes... Mas oro por você para que cada vez que forte tomada por essas dores existências e muitas vezes dores provocadas por outrem, que você dignamente reverta-as em amor... Porque sei q é o AMOR a Deus e de Deus por você, que te move! Fique nessa PAZ, fruto do Espírito Santo... E como fruto vindo de uma semeadura que fizeste em tanto tempo servido a Jesus, levando a beleza da canção para esse mundo, assim, cheio de surpresas!!!

Deus te proteja!To aqui e ao seu lado sempre.

bjoss

*Lu* disse...

Amiga, estou super feliz por vc, por ter colocado tudo isso pra fora. Concordo com vc: perdoar é decisão! É decisão difícil e a mais sábia também, prova disso é o que você está sentindo agora. Bjus!

reflexões e relevâncias disse...

Amiga...se perdoar os outros,por atitudes,palavras,já é tão bom,fico a me perguntar,e quando aprendemos a perdoar a nós mesmos?Muito lindo seu texto,principalmente por me fazer repensar as minhas agonias,e desejar estar "em paz".Que Deus seja sempre seu sustento!

Unknown disse...

Os fracos nunca perdoam. O perdão é uma virtude dos fortes.
Relembre o passado. Quão dificéis eram aquelas situações. Agora passado, as vezes até rendem risadas. Você era mais frágil. Aparentemente frágil. Mas de uma fé inabalável. Isso fazia toda diferença. Hoje é mais dificil. a vida vai nos tornando duros de coração e muitas vezes impuros nas mãos. Mas o importante que a centelha do Santo Espiríto habita em você. Que Ele queime tudo que tira a tua paz. PAZ E BEM. Que cada sentimento, sofrimento, momento Deus seja louvado.