segunda-feira, março 14, 2011

O mandamento.


Ouvi um dia aquele belo discurso sobre amar o próximo e me encantei com ele: uma bela profissão a seguir. Empenhada em tal labor, não tinha noção do quão difícil seria essa missão. De quanto suor teria que derramar para alcançar esse portento, bem como quantas lágrimas verteria, por achar em mim uma culpa real pela incapacidade parcial que me envovia. Até que um dia ouvi alguém dizer em alto e bom som algo que me libertou da culpa de não ser a amante ideal para o próximo (sobretudo os mais próximos): é tão difícil amar o outro porque, na maioria das vezes, o outro não facilita esse amar. Achei fantástica essa colocação! Penso que ela fala por si só. Nosso jeito difícil, nossas atitudes impensadas, nossa falta de sensibilidade, dificultam o cumprimento do mandamento maior. No dia em que aprendermos a amar o próximo no facilitar do seu amor para conosco talvez o mundo mude. Termino com um clichê barato, mas que fecha perfeitamente a idéia central: depende de cada um de nós.

5 comentários:

Igor Mascarenhas disse...

Discutia hoje com minhas colegas de trabalho. Chego em casa, depois de horas no banco e outros stress, e o pessoal não espera eu respirar e já pede favor, mil perguntas e querem que em um passe de mágica eu jogue o clima conturbado fora e com um sorriso dê toda atenção (merecida) naquele momento. Eu sempre falo, assim que eu chego em casa eu demoro mais 10minutos para chegar de fato em casa.

O problema é quando as pessoas não entendem ou olham para o seu lado e começam a pensar que você tá nervoso, mal educado ou que não a ama mais.

Lari disse...

'é tão difícil amar o outro porque, na maioria das vezes, o outro não facilita esse amar. "

aceitar as pessoas como elas são é bem dificil, é verdadeiramente uma decisão.

Ramon Luduvico disse...

Permitir o amor é díficil...Vivemos as vezes tão distante dele e perto do q pensamos q ele é...E como sempre concordo com vc, falta um olhar para o todo do outro e o outro para conosco, só isso!!!

Pati Eça disse...

No dia em que aprendermos a amar o próximo no facilitar do seu amor para conosco talvez o mundo mude.

Espero aprender isso um dia.
Beijos

EFiciente! disse...

Fico a me questionar toda vez que fico distante de vc (aqui no blog)o pq de não ser um frequentador assiduo dessa terapia? Estar aqui é bom demais, é ser humano demais...
Preciso saborear e praticar este ensinamento de que: "é tão difícil amar o outro porque, na maioria das vezes, o outro não facilita esse amar".
Amo vc, seu blog e seus posts minha amiga.
Xero do preto!