quarta-feira, junho 04, 2008

Apenas mais uma de amor


Hoje pela manhã, ao abrir minha página de recados do orkut, encontrei um vídeo enviado por Linda. Era o vídeo de um trecho do show do Pe. Fábio de Melo no Cristo é o Show, evento que acontece anualmente em BH. Acabei "ganhando" a minha manhã assistindo ao show todo. Digo ganhando porque, mais uma vez, pude ter certeza que profetas de verdade andam em extinção.


Eu tenho certeza que muita gente me tacha de "fanática" pelo Pe. Fábio. Eu não sou fanática, e pra falar a verdade, nem ligo se as pessoas pensam assim. Ele mesmo me ensinou a dar ouvidos apenas a que me ama. O que essas pessoas não sabem, é que ele transformou muita coisa dentro de mim, e ainda transforma a cada dia, simplesmente por apresentar um discurso baseado no amor, algo que (supreendam-se!!!) foi um pouco escasso na minha vida. Confesso que já andava tão acomodada na "pedagogia do medo" ditada pela minha criação doméstica e religiosa, que hoje, quando olho para trás, vejo uma menina vendada, amordaçada, acorrentada pelas mãos e pés, com ouvidos tamponados, e porque não dizer, constantemente amedrontada com o inferno que estava a um passo de cada coisa que eu fizesse, cada passo que eu desse. Impreganada com o oposto da fé e do amor: o medo.


O discurso impregnado de amor e misericórdia daquele homem de gel no cabelo, calça jeans, camiseta e lágrimas nos olhos, iniciou um processo de libertação que se arrasta até hoje, e se arrastará até o dia da minha morte. Um cara que nem eu, que apesar de ser padre, não tinha medo nem vergonha de mostrar que também era homem, no sentido de gênero da palavra. Ele não precisa vestir batina, viver enclausurado nem pautar seus discursos nos pecados da humanidade para poder atrair-nos à Deus; Deus aproveita-se de suas limitações para vir ao encontro de nós. A divindade de Jesus e ao mesmo tempo a sua fraqueza humana exposta subliminarmente no seu olhar, na sua voz e sobretudo nas suas palavras romperam algo dentro de mim. E depois daquela noite de junho de 2005, não consegui ser mais a mesma, nem pensar, nem sentir mais como antes.


Ele me transparece Jesus. É à ele, abaixo de Deus, que recorro quando acontece algo que me rouba a paz. Às suas músicas, seus textos, suas pregações. Acho que Jesus descobriu o canal que me religa sempre à Ele. E eu o agradeço muito por isso. É a maior prova de que Ele não desiste de mim.


Eu me encontro nos humanos, nos fracos, nos sofredores como eu. Em gente que não tem medo de se mostrar, de cair, de se esborrachar... mas gente que levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima. Em gente que grita, que chora, porque dói, porque sangra... mas sabe que a cura e a cicatrização, mais cedo ou mais tarde, virão. Eu me encontro naqueles que resumem, ou pelo menos tentam resumir suas vidas na difícil arte de amar, que, na minha opnião é a única chave que abre-nos a porta do céu. Não é a música que você ouve, os ambientes que você frequenta, a bebida que você consome, a roupa que você usa, o cargo que você ocupa na igreja, a quantidade de movimentos que você participa, a assiduidade com a qual você frequenta os grupos de orações, o número de terços e novenas que você reza por dia, e como disse o próprio Pe. Fábio, o número de missas frequentadas, que nos garantirão o carimbo no nosso passaporte para a eternidade. É o "tanto que a gente ama". Tomara que a gente não caia no ridículo de achar que, com tanta coisa para Deus se preocupar no mundo, ele está preocupado com a MPB que anda rolando no seu som ou que você canta, a piada que você ouve, com a roupa da moda que você está usando, com a novela ou o filme que você anda assistindo; não é possível, que Deus, misericórdia e amor em plenitude, com tanta coisa pra fazer, com tantas almas pra salvar, perca tempo com coisas tão pequenas... Ele quer o amor, a ética, a fraternidade, a caridade... Por isso, hoje, a minha oração é esta: "que eu ame, Senhor!" Finalizo com um trecho do show do Pe. Fábio que marcou meu dia; reescrevi-o na íntegra... e espero que, a partir dele, algo mude em nosso coração.

"Eu não sei se Deus estará muito preocupado com esse monte de coisa que a gente costuma achar que o agrada. Eu acho q Deus está de olho mesmo é no tanto que a gente ama. Porque é o tanto que a gente ama que modifica o mundo. É o tanto que a gente se doa em pequenas partes, em pequenos gestos, é que faz a diferença na vida das pessoas. Pode observar: não é o tanto de vezes que você foi à missa, que você se confessou. Pode ser que isso não altere em nada a ordem das coisas. Mas é o tanto que a gente ama, é o tanto que a gente perdoa, é o tanto que a gente olha nos olhos, é o tanto que a gente não desiste! É o tanto que a gente preserva a vida nas pequenas coisas." (Pe. Fábio de Melo)

6 comentários:

LUCIANO MEDRADO disse...

Eu acredito em Deus. Teofanicamente, por meio de relâmpagos, clarões, trovões e nunca em uma cortina de nuvens Ele se apresentou a mim. De fato compreendi que nada disso precisa quando tenho a certeza de que ele É em mim. E é nesta dinâmica que eu sou nele. Também aprendi a admirar o padre Fábio de Melo e sei que ele é boca de Deus na minha vida. Não estou o ufanando. Ele não precisa e sei que não o quer. Ele é padre e assume seu ofício de desencadear os encadeados, de nos apresentar o céu em detrimento do inferno. Como diz o filósofo, o inferno pode ser eu ou você. quantas vezes diabolizamos a vida de tantas pessoas, ou até mesmo quantas pessoas diabolizaram a nossa vida?! Isso não é cristianismo. Temo os inúmeros anúncios condenatórios, as sentenças provenientes de uma interpretação legalista da Palavra de Deus. Em mim o humano se afirma no encontro com o divino o contrário também. O que em mim é ridicularizado pelos outros é a matéria bruta da afirmação do que eu posso ser na estrada da minha afirmação identitária. Bonito é olhar Jesus ressuscitado dizer a Madalena: Vá dizer aos outros que eu ressuscitei e os espero no mar da galiléia. Esse é Jesus que uma vez ressuscitado, depois de abandonado, negado e traído deseja reunir os seus para confirmá-los em seu amor. Um Deus que não se cança em não desistir de mim e de você, de cada um de nós. Cristo em nós a esperança da glória.
Luciano Medrado.
www.lucianomedrado.blogspot.com

Igor Mascarenhas disse...

Tenho buscado viver realmente o amor, confesso que não acreditava no amor, mas hoje minha vida é diferente e quero amar diferente, diferente do amor que se encontra e viver o amor que se conquista.

Quero amar, porque o amor liberta, seu posts contribui diretamente na minha conquista diaria de amar.

Brigadão, por me amar, e viva o amor no sentido verdadeiro da palavra.

Tamu junto

Lu disse...

Que lindo, amiga! Vou tomar vergonha na cara e assistir os vídeos que vc mandou pra mim...rsrs. Nem sei se devo comentar sobre o Pe.Fábio, né? Faltam adjetivos. Que Deus abençoe este homem, instrumento de Deus. Realmente se tem coisa que me irrita é hipocrisia, falar e não cumprir, viver de aparências. Assim como você, durante muito tempo eu fui educada nessa pedagogia do medo e acreditava piamente nela. Graças a Deus que os olhos se abriram. Lógico que tenho resquícios dela ainda na minha vida, mas hoje com certeza eu valorizo muito mais o que Deus acha de mim do que o que as pessoas acham, falam ou pensam. Pode parecer rebeldia para alguns, mas para mim é um necessário grito de liberdade. Deixa eu parar pra não virar outro post...rsrs. Bjus! Menina, fiquei fã desse plano de fundo vermelho! rsrs

Unknown disse...

Sem querer parecer fanática pelo Pe. Fábio de Melo rs Preciso escrever o que tenho observado ao longo desses anos em que venho acompanhado e aprendendo com ele. Creio que Pe. Fábio está conseguindo transmitir o discurso de Jesus de forma mais fiel possível, e talvez por isso choque os mais conservadores como outrora Nosso Senhor deixou perplexos os Judeus bitolados pela lei, vejo que o Pe. Fábio, assim como Jesus, procura mostrar o Deus amor, Aquele focado na misericórdia e não na condenação dos seus filhos, ambos pregam a liberdade e não a obediência cega ao julgo do medo, e não é que isso tem incomodado os hipócritas do nosso tempo, que assim como aproximadamente há 2000 mil anos procuraram calar Jesus se esforçam hoje em tirar o crédito da voz do Pe. Fábio e, consequentemente, Daquele a quem ele anuncia. Pois o que tenho pra falar desse homem humado demais, pecador mais perseverante na busca da santidade é que tenho crescido muito com ele, tenho tido uma nova visão das coisas a minha volta e das pessoas com quem convivo, isso tudo porque ele me emprestou os olhos dele pra enxergar diferente, pra perceber que Jesus veio para transformar as nossas vidas pra melhor e não para nos escravizar com a ameaça do fogo eterno. Deus nos ama como somos e nos conhece mais do que podemos supor, então não adianta tentarmos assumir um papel que não é o nosso diante dos outros, se para Deus continuamos sendo como somos, assim devemos nos conhecer, nos aceitar e buscar melhorar sempre, não que da noite pra o dia assumamos a condição de infalíveis e passemos a apontar as traves nos olhos dos irmãos, o importante pra Deus não é quantas vezes caimos, mas sim quantas vezes levantamos depois da queda e seguimos tentando acertar. Pe. Fábio se espelha em Jesus, mas não é perfeito, tem suas limitações e seus defeitos e nos mostra que isso não é nenhum pecado, mas pode até mesmo ser útil na medida que passamos a enxergar os outros a partir de nós mesmos, seremos assim mais misericordiosos, mas compassivos e acolhedores com nossos irmãos, amando-os como a nós mesmos, imitando, desse modo, ao nosso mestre e realizando a vontade de Deus quando o enviou a terra para que nós tivessemos vida em abundância.

Suelem de Oliveira Bento disse...

Simplesmenteee Lindo!
Mary...Agora percebi pq vc é admiradora de Pe.Fabio, teve uma experiência de cura com ele neh!? Vc faz parte de algum movimento? Eu sou do TLC, ja ouviu falar? E seu encontro com o Pe.Fabio, foi na Canção Nova?Já estive lá...em uma ocasião,coisa que eu nunca esquecerei na minha vida, fui convidada a estar no palco e pregar sobre Nossa Senhora de Guadalupe( na TV, Agosto de 2007 ).
Vejo que vc é uma batalhadora...e que assim como eu deve ter vencido muitas lutas! Já passei por muitas coisas, muitos sofrimentos.Mas aprendi a cair...e a cair de joelhos, para ficar mais fácil levantar!
O nome do meu blog no inicio era NÃO DESISTA DE AMAR e levava a musica do Pe.Fabio no layout de apresentação...Então, não preciso nem falar...Estou com vc...É PRECISO AMAR!
Um Beijo Mary...Por favor, não deixemos de nos comunicar.
Fique em Paz!
Su...

Nara. disse...

Mari, ao ler o post lembrei de um louvor que a Pra. Ludmila Ferber compôs que diz assim:

"Tem pessoas que parecem
ter vindo direto do céu
vindo direto de Deus pra nós

Tem pessoas que são feitas de amor
Têm o dom de acalmar nossa dor
Têm o dom de encontrar
O jeitinho ideal de falar
O que a gente precisa ouvir pra mudar

Têm o dom de fazer
Qualquer um ter imenso prazer
Em buscar a Presença de Deus muito mais

E, com certeza, são amigos... amigos de Deus
E, com certeza, são ungidos... ungidos de Deus

E fazem da Terra um lugar bem melhor
Fazem que a gente jamais se sinta só."

(Pessoas feitas de amor- Pra. Ludmila Ferber, cd Coragem)