segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Felizes os misericordiosos...



Dentre todas as bem aventuranças esta é, sem dúvida, aquela que mais me emociona, a que mais me chama atenção. Na íntegra, vamos encontrar um complemento que suplanta toda a possível felicidade que pode vir a ser encontrada pelos misericordiosos:


"... porque alcançarão misericórdia." (Mt 5, 7)


Como já é sabido por aqueles que acompanham meus posts neste humilde blog desde o início, tenho vivido um intenso processo de descoberta do meu eu enquanto humana. Deus usou e usa o Pe. Fábio de Melo para poder me abrir os olhos dia a dia, seja através de suas músicas, seus testemunhos, suas palavras, seus escritos, e até de suas lágrimas. Um dos grandes aprendizados desse processo vem de uma de suas músicas; lembro-me de que, quando a escutei pela primeira vez meu coração deu pulos. Era eu, você, e tantos outros, cantados pela voz de um também "humano demais". Eis o trecho:


"Deus me entregou bem mais do que mereço
Talvez seja por isso que eu me cobre um pouco mais
Não que eu não seja capaz, mas às vezes é difícil
Nem sempre sei fazer o bem que eu desejo
E às vezes eu me vejo me enganando sempre mais
Não que eu não queira acertar, mas nem sempre é possível...
... Humano eu sou assim, virtudes e limites..."


Pe. Fábio me fez olhar para minha humanidade, para as minhas virtudes, mas, sobretudo, me fez aceitar os meus limites, já que eu os escondia de todos como se fosse algo vergonhoso, e vivia alimentando um processo de culpa maior que tudo que até, lá no fundo, prejudicava a minha relação com Deus. Ao mesmo tempo ele me fez compreender que todos esses limites que eu ocultava de todos [principalmente de mim] podiam ser usados para me fazer crescer.

Eu amo o trecho da Bíblia que narra o encontro de Jesus com Madalena. na minha opinião, é o mais belo de todo o livro sagrado. Imagino a forma misericordiosa com a qual Jesus olhou para ela, depois que todos foram embora. Uma forma ímpar e soberana, capaz de apagar o passado do Seu coração e mudar a vida daquela mulher. Misericórdia não é sinônimo de omissão. Jesus não passou a mão pela cabeça dela. Nem perguntou porque ela vivia aquela vida. Tampouco ironizou, ameaçou, brigou... não! Ele a compreendeu e a amou mesmo sabendo que sua forma de levar a vida, além de indigna, era contra a lei de Moisés. E em poucas palavras conquistou-a para sempre: "...eu também não te condeno. Vá, e não peques mais".

Essa é a verdade que Jesus sempre pregou, mas que acaba ficando subentendida para algumas pessoas, porque é mais fácil entender a dinâmica das palavras do Mestre como um ultimato ao inferno. Jesus é o mestre da misericórdia. Ele não condena. Ele não pode condenar. Seria contraditório. Ele só sabe amar.

Confesso aqui, mais uma vez, que depois tanto tempo de caminhada em Deus, somente há pouco mais de um ano vim entender o trecho-tema deste post e a lutar para vivê-lo. Não apenas pela promessa que me é garantida. Mas por uma questão de justiça. Não é justo que eu, feita da mesma natureza do meu irmão, potencialmente vulnerável a cometer todos os mesmos erros e acertos que ele, venha a condená-lo. Não é justo que eu traga consigo a ousadia de achar que os meus pecados são menores que os dele. Injusto porque apenas Deus conhece o nosso coração e nossas intenções.

Retomo o trecho: "felizes os misericordiosos...". Felizes os que lançam um olhar de amor sobre o outro. Felizes os que conseguem sentir a misericórdia pulsar dentro do seu coração diante de um irmão carente, doente, infeliz, ferido de alma e de corpo. Felizes os que conseguem identificar Jesus nestes, que sempre são excluídos, que nunca são olhados nos olhos, que nunca são acolhidos, que são banidos das lojas, dos restaurantes, dos altares e dos bancos das igrejas. Feliz é você, porque está começando a entender e a viver como Jesus! Bem aventurado, seu coração está andando no caminho que conduz à semelhança com o coração do Cristo! Só quem já mergulhou no rio da misericórdia de Deus, quando tantos te condenavam, consegue alcançar a graça de ser um misericordioso. Estejamos atentos às oportunidades que Deus nos concede a fim de exercitarmos nossa misericórdia. Sejamos, pois, misericordiosos. Nunca se sabe o dia em que um de nossos limites nos assaltará...


Paz e bem!
Marianne

8 comentários:

Igor Mascarenhas disse...

"Jesus é o mestre da misericórdia. Ele não condena. Ele não pode condenar. Seria contraditório. Ele só sabe amar."

Mais uma vez um post lindo, realmente Pe. Fabio de Melo tem um dom singular que transmite um amor e misericordia infinita ao nossos corações...

Começei a acompanhar o blog por agora mais creio que é verdadeiramente um fruto de uma busca de conversão.

Mais uma vez, parabéns pelo post.

Tamu junto
www.abouthechanges.blogspot.com

Anônimo disse...

Viva a misericórdia! Abaixo a condenação! LINDO! bjss

*Lu* disse...

Magnífico, amiga! Qta coisa linda brota do seu coração e como vc saber colocar tudo isso em palavras. Essa música do Pe. Fábio é a minha preferida, principamente o trecho: "Humano eu sou assim: virtudes e limites...". Acredito que só quando reconhecemos e aceitamos os nossos limites somos capazes se exercer a misericórdia com o próximo. Bjus!

EFiciente! disse...

Estremamente apropriado este texto para o tempo quaresmal em que estamos vivendo Mari. Lindas e reflexivas palavras, misericordiosas até, que nos permite lembrar de que o nosso DEUS é um DEUS de MISERICÓRDIA. Esquecemos muitas vezes disso e condenamos os outros e nos condenamos como se fossemos seres perfeitos, outra ilusão que só nos damos conta de que nada somos quando recebemos uma pancada dura na cabeça.
A quaresma faz isso lindamente conosco: PARE, PENSE, REFLITA esta é a mensagem dela. A leitura do evangelho de ontem,17/02/2008, é linda. Uma das mais belas na minha opinião. TRANSFIGURADO, ANTÔNIMO: DESFIGURADO! Nos desfiguramos e esquecemos que somos pó, apenas isso: PÓ!
Ai de nós se não fosse essa misericordia eterna de nosso pai e mestre. Nós "MARIAS MADALENAS" acolhidos por JESUS, somos privilegiados por ter como SENHOR este DEUS lindo que é HUMANO E DIVINO ao mesmo tempo.
Sou fã de seus textos minha amiga linda. Xero do negão!

QuEm SoU Eu? disse...

Mare,
Misericódia... tão difícil nos dias atuais...somos medíocres, não sabemos amar, doar-se, respeitar as dores alheias e se humanizar com elas...tenho lutado e buscado ser mais misericordiosa, comigo e com os outros tb...Acho que somente por amor a Jesus ( e com seu amor principalmente) é que conseguimos atingir essa meta, que constitui, certamente, um degrau a caminho da perfeição. Bjs=*

LUCIANO MEDRADO disse...

Felizes os misericordiosos. Por que? a resposta vem do Mestre: "Porque alcançarão misericórdia."
Mas para alcançar misericórdia primeiro tenho que ser misericordioso. Quantas são as pessoas que que querem pagar o preço por serem misericordiosas para com alguém que aparentemente nada lhes tem a oferecer? Quantos se arriscam a assumir o irmão em suas dores, "pecados", pagar o preço por ele? as nossas igrejas estão permeadas de pessoas com caras, rostos e bocas de santinhos, todos com aquela cabecinha inclinada de piedade. Mas confesso muitas dessas pessoas são piegas. Não estou sendo injusto e apontanto. É um fato. Só é VERDADEIRAMENMTE MISERICORDIOSO, quem experimentou no mais profundo a MISERICÓRDIA. somente quem passou por determinadas situaçãoes sabem compreender o outro que no momento passa por aquilo que um dia ele passou. Compreende e é pacientemente misericordioso porque experimentou a dor na carne.
Madre Tereza de Calcutá tem uma frase que até há pouco tempo não entendia, ela dizia que o amor dói até sangrar. Hoje compreendo. Não sei verbalizar ainda, mas compreendo.
a palavra diz se quizerdes ser abençoado, sê tu uma benção.
Felizes os misericordiosos, porque precisarão ter misericórdia por si primeiro, para então poder ser para o outro.
Felizes os misericordiosos que conquistam para si a misericórdia porque não a entenderam como uma explicação etimológica, mas porque a experimentam na vida; e por isso não se culpam, não se condenam, não se inferiorizam, não são menos.
hipócritas, hipócritas, hipócritas...
Geração hipócrita que prega o amor mas trazem o ódio e o preconceito no coração. a medida de si para os outros.
Pieguisse pura pieguisse.
Eu quero é Deus, pois ele jamais abandona e desiste de um filho seu.
Luciano Medrado.
www.lucianomedrado.blogspot.com

Anônimo disse...

Sempre é uma grande responsabilidade tecer algum comentário a respeito de pensamentos tão profundos de uma pessoa que é tão humana.D+...porem me sinto a vontade pela cumplicidade que temos..essa texto vem me fazer refeltir muito sobre tudo q tenho vivido esses tempos,em especial...quem experimenta o AMOR DE DEUS.só pode refletir esse AMOR .amando os irmãos,sobretudo aqueles marginalizados e oprimidos por um sistema q cada vez mais nos empurra para o caus do individualismos.A Misericordia(AMOR) é um passo para banir dos corações da humanidade, tanta hipocrisia e mediocridade,dando fim assim a uma 'gestação' de uma geração cada vez mais longe dos ideais cristãos,ou seja,nos tornando cada vez mais humanizado, seguindo os ensinamentos desse Ser Supremo(Jesus)Deus que se inclinou ate nós para nos dá o verdadeiro significado da nossa existencia:ter Misericrodia, a maior prova de humanidade que alguem pode ter!

bjosss Mare!!!continue nos enriquecendo com suas refelxções!

Deus te abençoe!!!

Neto Damasceno

Nara. disse...

"Retomo o trecho: "felizes os misericordiosos...". Felizes os que lançam um olhar de amor sobre o outro. Felizes os que conseguem sentir a misericórdia pulsar dentro do seu coração diante de um irmão carente, doente, infeliz, ferido de alma e de corpo. Felizes os que conseguem identificar Jesus nestes, que sempre são excluídos, que nunca são olhados nos olhos, que nunca são acolhidos, que são banidos das lojas, dos restaurantes, dos altares e dos bancos das igrejas. Feliz é você, porque está começando a entender e a viver como Jesus! Bem aventurado, seu coração está andando no caminho que conduz à semelhança com o coração do Cristo! Só quem já mergulhou no rio da misericórdia de Deus, quando tantos te condenavam, consegue alcançar a graça de ser um misericordioso. Estejamos atentos às oportunidades que Deus nos concede a fim de exercitarmos nossa misericórdia. Sejamos, pois, misericordiosos. Nunca se sabe o dia em que um de nossos limites nos assaltará..."

Mari, esse é o segredo para a felicidade. Terminei de ler o post quase que a chorar, porque falou muito comigo. O Senhor colocou uma pessoa mt especial em minha vida e diferente também para que eu exercitasse misericórdia. O agir de Deus é lindo demais. Não é fácil exercer misericórdia porque é algo que confronta nossa natureza. Por isso que as vezes, e muitas vezes, a gente só aponta os erros alheios. Deus é lindo, e tremendo!

muito bom texto!
que Deus te capacite menina, a cada dia com esse dom precioso que Ele mesmo te deu para levar o amor dEle às almas!